A importância de uma história de vida

Segue-nos

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Pinterest

SONHADORES PRATICANTES

Questões? Parcerias?

soloadventuresofficial@gmail.com

A importância de uma história de vida

February 17, 2019

Fui convidada pelo blog "Ontem é só memória" da querida Teresa para fazer um guest post. Aceitei e partilho aqui contigo o que deixei por lá.

 

 

 

Cresci a ouvir o meu avô a partilhar histórias de vida que ele dizia serem do tempo dele. O que é certo é que ainda hoje o tempo é dele mas parece achar que o que foi seu ficou lá atrás. Ele era ponto e encenador num grupo de teatro da aldeia e por isso muitas vezes vi histórias de vida inventadas ou reais a subir ao palco.

 

Cresci mais um pouco e os meus ouvidos não se quiseram fazer de surdos. Levei os 5 sentidos comigo para todo o lado e em muitos sítios - pequenos e grandes, escutei e vi pessoas que traziam uma bagagem belíssima mas muitas vezes pesada de dor e obstáculos que mais tarde ou mais cedo se transformou em superação. Cada pessoa passou a ser para mim uma caixa de pandora que quando se abria sem mentiras nem vergonha partilhava de si o seu maior encanto: a vida.

 

Foi entre o voluntariado e o trabalho que dei mais uso à arte da escuta ativa. Quantas pessoas podemos realmente dizer que escutamos e fomos para lá dos estigmas e aparências? Vale uma reflexão e pelo menos uma mudança para a chamada de atenção.

 

Escutar de forma empática e sem julgamentos é uma tarefa árdua se realmente for bem executada. Eu ainda estou em treinos, mas todos os dias sinto que estou melhor a escutar sem querer fazer batalhas internas que coloquem em cheque a outra pessoa.

 

Tenho tomado este desejo pela escuta e pela valorização da preciosidade que cada ser humano traz consigo como missão. Partilho continuamente no mundo online e através de eventos histórias reais na primeira pessoa e outro exercício ainda mais colaborativo de crescimento: a partilha de lições de vida. 

 

Desde jovens a mais avançados nesta corda da vida partilham sem receios as suas conquistas e as suas sombras. Pessoas que se cruzam com a nossa a níveis que nem imaginaríamos à partida ser tão possível se apenas olhássemos à distância para a nacionalidade, as raízes, as condições financeiras ou outras características tipo que nos limitam a vista.

 

Para além das pessoas as histórias levaram-me a projetos. Muitos deles de empreendedores sociais. A minha missão expandiu da partilha de indivíduos para também a de projetos através das pessoas que os compõem.

 

Acredito que a mudança está a uma história e lições de vida de distância, mas acredito mais ainda que a colaboração é a chave para abrir muitas portas.

 

Agradeço ao "Ontem é só memória" pelo convite para partilhar um pouco das minhas palavras contigo e aproveito para deixar o convite de trazeres as tuas chaves para abrirmos mais portas em conjunto.

 

Conhece o projeto que se quer de cariz social www.soloadventures.org e mais importante ainda aproveita para escutar lendo as histórias que guardamos. Estás sempre a tempo de partilhar a tua. E sim, tens certamente alguma lição interessante para partilhar que pode inspirar outros para a mudança. Acredita.

 

Fico à espera de podermos conversar: soloadventuresofficial@gmail.com

 

 

 

Boas aventuras,
Joana Feliciano

 

 

 

Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Artigos Recentes

Mami Pereira, entre muitas coisas arquelojista e uma mulherzinha d(O) Caraças

Partilhar inspiração vale a pena?

Não é isto que quero para a minha vida

1/1
Please reload