Serei emocionalmente inteligente?

Segue-nos

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Pinterest

SONHADORES PRATICANTES

Questões? Parcerias?

soloadventuresofficial@gmail.com

Serei emocionalmente inteligente?

August 17, 2019

Começo este artigo pela boa notícia: a inteligência emocional (IE) pode ser treinada o que significa que pode ser melhorada. Agora passemos para a questão óbvia, sabes o que afinal significa IE? Gere aí as emoções que estás prestes a descobrir!

Não vale a pena inventar significados quando a sua definição já existe, trata-se da tua "capacidade de compreender, gerir e expressar corretamente sentimentos, e ao mesmo tempo da forma como lidas com as emoções das outras pessoas" (Fonte: Universia Portugal).

 

O psicólogo Daniel Goleman - docente da Harvard University, trabalhou na secção sobre ciências comportamentais e do cérebro do New York Times e autor de best-sellers nesta temática, explica que “a parte cerebral que suporta a inteligência emocional e social é o último circuito do cérebro a tornar-se anatomicamente adulto e, devido à neuroplasticidade, o cérebro acaba por se moldar de acordo com as experiências já vividas”. O que significa isto trocado para o comum mortal?  A IE pode ser treinada através de experiências. O primeiro passo é o facto de estares a ler este artigo hoje.

 

Salientando o evidente digo-te que consegues facilmente imaginar a importância que a sua gestão tem na vida pessoal e profissional de cada um(a). De acordo com  Travis Bradberry autor do sucesso "Inteligência Emocional 2.0", o IE tem conexão com a performance e está na base de capacidades/ skills críticas  - confiança, assertividade, comunicação, empatia, gestão de raiva e de tempo, mudança de tolerância, trabalho de equipa, tomada de decisão, responsabilidade, entre outras.

 

Os componentes da inteligência emocional passam por 5 pilares. Passa por cada um deles, reflete de 0 a 5 quão emocionalmente inteligente és e partilha connosco (se quiseres).

 

1. Autoconhecimento

Capacidade de reconhecer e compreender estados de espírito, emoções, sentimentos e perceber qual o efeito destes aspetos em ti e nas outras pessoas.

Características: autoconfiança; capacidade de autoavaliação; capacidade para rir de si mesmo.

 

2. Autocontrolo

Capacidade de controlar ou redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores. Propensão a pensar antes de agir.

Características: confiança e integridade; bem-estar na ambiguidade; mostrar abertura a mudanças.

 

3. Automotivação

Paixão pelo trabalho por motivos que não o dinheiro e/ou status. Propensão a perseguir os objetivos com energia e persistência.

Características: Forte impulso para alcançar objetivos. Otimismo diante do fracasso. Comprometimento com a empresa/ organização.

 

4. Empatia

Capacidade de compreender a constituição emocional d@s outr@s. Habilidade para tratar as pessoas de acordo com as suas reações emocionais. Capacidade para nos colocarmos no "lugar d@ outr@".

Características: Facilidade na aproximação e no estar com os outros. Elevação da capacidade de compreensão e de sensibilidade para a consciência da importância do outro.

 

5. Sociabilidade

Competência para gerir relacionamentos e afirmar laços com @s outr@s. Capacidaade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades.

Características: Eficácia para liderar a mudança. Mostrar persuasão. Experiência em construir equipas de trabalho, geri-las, prepará-as e liderá-las.

 

Desafio extra:

Um exercício para trabalhar a capacidade emocional dado pela psicóloga Marcela Alves.

"Durante uma semana presta atenção a ti mesmo e numa folha papel divide três colunas onde vais tomar nota de tudo aquilo que pensas ou sentes, mas que consideras difícil de conter (de perdoar, de aceitar, de controlar). Escreve ao lado dessa emoção ou pensamento que consequências tem, o que se passa de modo intenso dentro de ti, e o que poderia ter se viesse à tona de modo irrefletido. Na terceira coluna escreva o que dirias, sentirias ou viverias se isso não te mobilizasse tanto".

 

👋 Fica atent@ e subscreve a nossa newsletter aqui.

Em breve partilharei algumas dicas de como melhorares a tua IE!

 

Fonte: parte desta informação provém dos estudos e curso que fiz em Liderança e Coaching.

 

Subscreve a nossa newsletter e adere à nossa comunidade. Não percas uma aventura!

 

Boas Aventuras,

Joana Feliciano

 

 

Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Artigos Recentes

Mami Pereira, entre muitas coisas arquelojista e uma mulherzinha d(O) Caraças

Partilhar inspiração vale a pena?

Não é isto que quero para a minha vida

1/1
Please reload