Vanessa Miranda

14 de abr de 20233 min

Cansada(mente)

Vivemos num ritmo acelerado, onde a competição predomina e, onde quase é proibido parar! Há momentos, em que a exaustão apodera-se, por completo, do cérebro levando-o ao seu limite.

O cansaço após um longo dia de trabalho ou estudo é normal. Porém, não é normal que esse cansaço condicione a saúde mental e física das pessoas. Não há problema em descansar, em fazer pausas ao longo do dia. Até porque, trata-se da saúde.

O que é o cansaço mental?

Como o próprio nome indica, o cansaço mental surge quando o cérebro está sobrecarregado de informações, de tal forma que não tem energia suficiente para se concentrar nas tarefas e atividades do dia a dia.

Quando a mente está cansada não consegue pensar, criar ou inovar. Em média, uma pessoa consegue ter mais de 6.000 pensamentos, por dia. Nestes pensamentos inserem-se os repetitivos e os mecânicos, os negativos, positivos e criativos. Se a tua mente está cansada, não vais ter capacidade para te concentrar em nada.

Lembra-te, o cansaço não é somente físico!

Quais são os sintomas do cansaço mental?

Quando sentires a presença destes sintomas, não hesites em parar, descansar ou fazer alguma atividade que estimule o teu bem-estar. O cansaço mental implica todas (ou quase todas) as componentes da tua vida, e se não cuidares de ti os danos poderão ser negativos.

O teu corpo e a tua mente mostram os sinais de cansaço, e por isso deves atentar nisto:

· Falta de concentração;

· Falta de energia;

· Cansaço excessivo;

· Problemas de memória;

· Alteração do humor;

· Dor no corpo;

· Perda de apetite;

· Dificuldade em adormecer;

· Irritabilidade;

· Diminuição da produtividade ou motivação;

· Desinteresse pelas atividades que antes eram prazerosas.

Além destes sintomas que recebes por parte da mente e corpo, o cansaço mental pode levar a uma diminuição da imunidade que, em consequência, leva ao aparecimento de outras doenças. O cansaço mental pode, inclusive, tornar-se numa espiral viciosa.

Quando te sentires avassalado por alguns destes sintomas, pára e descansa. Porque a tua saúde importa!

O trabalho em excesso; a estimulação longínqua do cérebro, como estudos; as preocupações em demasiado com problemas profissionais ou pessoais; a constante exposição a redes sociais ou excesso de informações, o stress, depressão ou ansiedade são apontados como alguns fatores que desencadeiam o cansaço mental.

É importante que consigas manter um equilíbrio na tua vida!

Como posso combater o cansaço mental?

Estás cansado e sentes que entras num círculo vicioso, onde estás constantemente desanimado e fatigado.

A procura de atividades que descansem a mente e o corpo devem ser constantes diárias, na tua vida. Caso contrário, nunca conseguirás favorecer a tua saúde por completo.

O corpo e a mente caminham juntos, e de mão dada! O auto-cuidado deve ser cultivado, diariamente.

Pratica exercício físico

O exercício físico é um ótimo aliado no combate ao stress e ansiedade. Além disso, aumenta a sensação de bem-estar. Por isso, a prática de exercício é fundamental no combate ao cansaço.

Cultiva hobbies

Gostas de ler? Pintar? Desenhar? Cozinhar? Bricolagem?

Descobre um hobby que gostas e relaxa a tua mente em torno dele.

Tem uma alimentação saudável

Sobretudo equilibrada. Comer bem é importante para teres mais energia e mais disposição.

Tem uma boa rotina de sono

Já diz o ditado “deitar cedo e cedo erguer”. Quando te fores deitar não te esqueças de afastar o telemóvel e a televisão. Prepara a tua mente, e descansa-a com um livro, por exemplo.

Faz pausas

Fazer pausas durante o dia ajuda a realizar as tarefas com mais produtividade e motivação. Também ajuda a relaxar a mente. Então, garante que consegues fazer pausas ao longo do teu dia, para que não fiques preso no círculo vicioso do cansaço mental.

Não deixes que o cansaço mental se apodere de ti e te consuma a vida. Cuida de ti, do teu bem-estar, auto-estima, corpo e mente. Garante a tua qualidade de vida!

Se quiseres ler mais sobre o impacto da nossa saúde lê o nosso artigo sobre a influência das redes sociais na saúde mental.

    3