Vanessa Miranda

jan 182 min

Desmistificando as resoluções de ano novo

O livro da vida, ao longo das suas 365 páginas, inspira-te a traçar novas resoluções para que a história seja autêntica, objetiva e tenha um final feliz. A cada novo ano renasce uma vontade de te tornares melhor e capaz de realizar todos os objetivos propostos.

No entanto, muitas das vezes, essas resoluções de ano novo a que te propões acabam por se tornar alvos inatingíveis, resultando em desilusões e desistências mesmo antes do primeiro mês do ano terminar.

Porém, importa desmistificar as resoluções de Ano Novo.

Desmistificar as resoluções de ano novo

É comum acreditar que se pode tratar as resoluções como uma varinha mágica. Ao ser agitada faz a sua magia e torna todos os objetivos, sonhos, missões ou ambições possíveis.

Mas não é isso que acontece. Até porque, para concretizar todos os objetivos, existe determinação.

A vida não se transforma instantaneamente!

Quando traças resoluções com carinho, motivação e alegria, deslumbras perante a promessa do recomeço, de experiências novas e tendes a atribuir um significado especial para todas elas.

Contudo, por vezes, resoluções demasiado grandes acabam por gerar nervosismo, ansiedade ou até pressão. Isto acontece, porque os objetivos e metas podem ser demasiado complexos. A adrenalina do momento desvanece-se e vês os sonhos a navegar em águas paradas.

Sabias que alguns estudos afirmam que apenas 10% das pessoas mantêm firmes as suas metas durante o ano? E que 80% acaba por desistir nos primeiros meses do ano?

Como podes fazer parte dos 10% de pessoas que mantêm as suas metas e objetivos?

Define o que realmente é importante para ti

Ao invés de definires metas grandiosas e vagas, foca-te em metas mais pequenas e específicas. As mudanças são difíceis, e se não te comprometeres com elas não alcançarás o que pretendes.

Adota uma mentalidade flexível

A vida é imprevisível e nem sempre é possível controlar tudo à tua volta. Os obstáculos são inevitáveis. Em vez de desistires mediante os desafios, adota uma mentalidade flexível. A capacidade de adaptação e ajustar as metas sempre que necessário é fundamental para manter a motivação ao longo do ano.

Constrói hábitos saudáveis

As resoluções de ano novo não são tarefas temporárias. É por essa razão que elas falham. Constrói uma rotina saudável e implementa na tua vida hábitos que te ajudarão a chegar ao ponto da vida que idealizas.

Lembra-te que és a única pessoa responsável pela tua vida, e é a tua missão tornares tudo possível. Desenvolve hábitos a longo prazo. A mudança acontece quando pequenas ações positivas passam a fazer parte do teu estilo de vida.

Celebra pequenas conquistas

Não anseies a chegada rápida do resultado final. Na verdade, o que realmente importa não é o ponto final da viagem, mas todas as paragens que fazes até lá chegares.

Ao longo do teu caminho, celebra todas as vitórias. Mesmo as mais pequenas. Ao reconheceres e valorizares as conquistas mais pequenas, aumentas a motivação, fortaleces a resiliência e dás origem a um ciclo positivo de progresso.

Quando se desmistifica as resoluções de ano novo, reconhece-se a importância de uma abordagem simples, realista e sustentável. Em vez de procurares transformações imediatas, concentra-te em metas pequenas e específicas, celebra as pequenas vitórias e adota uma mentalidade flexível.

Ao seguires este caminho, estarás no rumo certo para um ano de crescimento contínuo e realização pessoal duradoura. Transforma as tuas metas em hábitos e intenções.

Até ao próximo artigo!

    4