top of page

Como gerir a segurança e manter a saúde mental em missão internacional

No seguimento do liveshow "Doses de Inspiração" 💊 em parceria com o Gabinete Psicologia partilhamos contigo algumas questões importantes no âmbito da saúde mental.


As perguntas são nossas mas as respostas são de Jorge Alturas - Chefe do Dept. de Safety & Security da Organização das Nações Unidas e Sócio do Gabinete Psicologia no Porto:



1) Quem é o Jorge e o que faz?

Sou funcionário Internacional das NU. Pertenço ao Departamento de Segurança (Safety & Security) e estou destacado em Islamabad como Chefe do departamento de segurança da Missão das Nações Unidas para a questão de Caxemira (India e Paquistão).


2) Como se gere a segurança em missão?

O Departamento de Segurança destaca profissionais para liderar as unidades de safety&security das Missões ONU por esse mundo fora. Estes profissionais devem garantir que são implementadas as medidas.


3) Como se garante uma boa saúde mental em momentos de crise?

  • capacitações para gestão do stress, para todos os funcionários

  • disponibilização de apoio psicolágico

  • estabelecimento de uma rede de apoio (peer helper)

  • periodos de descanso (Rest & Recuperation)

  • planeamento de emergência (evacuações médicas)

4) Quais as respostas que a ONU tem para garantir a segurança dos seus colaboradores em missão e como se tem adaptado a esta crise pandémica?


Os funcionários internacionais (expat)já vivem normalmente em situações de isolamento, longe do seu país e das suas familias, esta crise veio piorar a situação. Tendo isso em mente, assim que foi decretada a pandemia iniciamos uma série de capacitações com foco na prevenção do contágio mas também na prevenção do stress adicional.

Foi implementado o teletrabalho para todos os funcionários (só a equipa de gestão de crise continua a ir regularmente para o escritório) e também para 95% do pessoal de apoio (limpezas e segurança).

Solicitou-se aos dois Governos garantias de atendimento prioritário para os funcionários da ONU (faz parte dos acordos).

Tentamos garantir a manutenção de capacidade de evacuação.

Importante, e no sentido desta nossa conversa, à semelhança do que fez o Gabinete de Psicologia foram disponibilizadas linhas de apoio psicológico com o objectivo de, não só apoiar quem já apresentasse sintomas de ansiedade, depressão, mas também com o intuito de prevenir. Ou seja, antes das pessoas terem sintomas tentámos alertar e dar conselhos para lidar melhor com a situação: cuidar de si, manter rotinas, fazer exercicio fisico, falar regularmente com familiares e amigos, se a partilhar a casa com outras pessoas ter em atenção ao espaço de cada um, etc, etc

5) Que conselhos tem para quem se encontra deslocado noutro país, principalmente durante esta pandemia?


  1. Entender os efeitos do isolamento

  2. Prevenir Estruturar o dia Fazer exercício fisico Manter contacto social Evitar conflitos

  3. Lidar com a situação Buscar apoio especializado assim que sentir ansiedade, depressão ou mesmo sintomas fisicos que poderão ser sinal de stress acumulado


Para mais detalhe sobre este tema vê a liveshow "Doses de Inspiração" que deu origem ao tema deste artigo:


Também disponível em podcast no Spotify!




0 comentário
bottom of page