top of page

Como angariar e fazer uma campanha solidária - "Livros por uma Causa" para o campo de refugiados


Nenhuma pessoa é uma ilha e já deves ter lido ou escutado esta frase mais vezes do que te tinhas apercebido até ao momento. A culpa é do poeta inglês John Donne que uma vez escreveu:



"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."


Foi desta premissa que a Associação Solo Adventures aceitou o desafio de concretizar uma ideia de valor no âmbito do nosso projeto "Gratidão Social". A ideia veio no seguimento da rubrica #HumanOnAMission da nossa fundadora Joana Feliciano que esteve em missão de voluntariado nesse campo em 2019.



O sonho parecia simples: angariar o máximo de livros possíveis em idiomas relevantes para o campo de refugiados de Skaramagas (Grécia) a fim de atualizar as estantes da sua biblioteca gerida pela ONG A Drop in the Ocean.


Como concretizámos?

  1. Juntámos uma equipa de voluntariado interno para ajudar nos transportes das recolhas e distribuição dos donativos

  2. Contactámos A Drop in the Ocean para obter a lista de necessidades por idioma, conteúdo.

  3. Estabelecemos um objetivo mínimo de livros a angariar para tornar o envio relevante dentro de um prazo específico;

  4. Listámos e contactámos potenciais parceiros para: a) Estabelecer pelo menos um ponto de recolha físico da angariação - desafio que a Livraria Solidária de Carnide (Lisboa) da Associação Boutique da Cultura aceitou de imediato e a Sociedade Instrutiva Recreativa Desportiva Vilanovense (concelho de Tomar); b) Obter apoio na divulgação; c) Termos um local para guardar os livros doados, tratar do inventário e preparar o envio; d) Tornar possível o envio idealmente a título pro bono.

  5. Preparámos peças de comunicação online e offline para fazer a divulgação da recolha de livros - aqui o lançamento da campanha , aqui a divulgação para o envio;

  6. Fizemos as recolhas semanais dos livros angariados e elaborámos o inventário;

  7. Preparámos o envio para o campo e entregámos as outras doações a associações nacionais.


Escrito assim parece que foi pouco o trabalho, mas isto é apenas um sumário das tarefas.

Mas vamos ao que interessa...


Quais os resultados?

  • Conseguimos angariar mais de 200 livros nos idiomas adequados para o campo;

  • No total angariámos mais de 900 livros doados por pessoas particulares e entidades colectivas como por exemplo a Junta de Freguesia de Alvalade. Como nem todos os livros eram nos idiomas procurados e úteis para o campo doámos os restantes a outras associações que mostraram essa necessidade. Retribuímos com doações à Livraria Solidária de Carnide (Lisboa) que nos tinha ajudado na recolha e à Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira (concelho de Tomar);

  • Conseguimos concretizar esta ideia sem qualquer custo monetário para a Associação apenas o custo tempo de recursos voluntários para tratarmos de toda a logística;

  • Colaborarmos com vários setores da sociedade! No Terceiro Setor / Setor Social a ONG A Drop in The Ocean, a Associação Boutique da Cultura, a Sociedade Instrutiva Recreativa Desportiva Vilanovense e a Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira. No setor público a Junta de Freguesia de Alvalade e no setor privado a empresa transportadora DHL que possibilitou o envio até ao campo!



Testemunhos:



PT 🇵🇹

"A Drop in the Ocean gere uma biblioteca no campo de Skaramagas, perto de Atenas. Os residentes do campo podem emprestar livros ou lê-los tranquilamente na biblioteca. Graças às doações de livros, podemos trocar os nossos livros antigos por novos e até abrir uma nova secção francesa! Os livros infantis são usados pelos adolescentes no nosso espaço para adolescentes, e os mais populares são definitivamente os de banda desenhada! "


EN 🇬🇧


"Drop in the Ocean runs a library in Skaramagas camp, near Athens. Residents of the camp are welcome to borrow books or to read them peacefully in the library. Thanks to the books donations, we were able to swap our old books for new ones, and even to open a French section! The kids books are used by the teenagers in our teenager space, and the most popular are definitely the comics!"




Um enorme agradecimento a toda a equipa de voluntariado, às pessoas que participaram doando os seus livros para terem uma segunda casa, aos nossos parceiros nesta aventura de Gratidão Social - A Drop in The Ocean, Associação Boutique da Cultura, Sociedade Instrutiva Recreativa Desportiva Vilanovense, Junta de Freguesia de Alvalade e DHL!



 

Faz parte desta comunidade de Sonhadores Praticantes! 🚀👨‍🚀👩🏽‍🚀

Desenvolve connosco o teu autoconhecimento, realização pessoal e profissional, assim como os relacionamentos interpessoais. Encontra o teu propósito, felicidade e inspiração!

👉 Subscreve a nossa newsletter em www.soloadventures.org

👉 Faz parte da equipa de voluntariado

👉 Participa nos eventos, formações e campanhas solidárias que vamos divulgando!




0 comentário
bottom of page