Palhaços - para muitos é sinónimo de alegria contagiante, festa e muita brincadeira. Porém estes palhaços de que vos iremos falar hoje, levam muito a sério a missão que abraçam: a luta pela humanização dos serviços hospitalares.
Trazemos-vos uma Associação Cultural sem Fins Lucrativos, que desenvolve programas de intervenção artística destinados a pessoas idosas internadas. A associação almeja mudar o mundo em prol da valorização e dignificação da pessoa mais velha através da Arte e com recurso a técnicas artísticas, alegria, humor e afetos em ambientes complexos.
De salientar que a Palhaços d’Opital está presente em 8 hospitais em solo nacional, entre eles Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), IPO de Coimbra (IPOC), Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV – Viseu e Tondela), Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) e Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV – Aveiro e Águeda).
Isabel Rosado, CEO da Palhaços d’Opital, passará a contar a história desta associação que abraça uma causa tão nobre.
A história
A Palhaços d'Opital foi fundada a 12 de fevereiro de 2013, e foi uma iniciativa inovadora e pioneira em Portugal e na Europa, tendo sido criada de raíz para trabalhar com seniores em ambiente hospitalar.
Esta história nasceu de 2 grandes amores: o amor do Jorge pela arte, e do amor do Jorge e da Isabel pelos outros.
Antes de Palhaços d'Opital, havia a Isabel e o Jorge professores.
Durante 25 anos fui professora do ensino básico, e não tinha qualquer experiência em empreendedorismo ou no terceiro sector até à fundação de Palhaços d'Opital (PdO).
Este projeto surgiu como uma concretização do sonho do Jorge de ser um Palhaço d’Opital.
No entanto, foi só aquando da união das nossas sinergias que, olhando para o hospital, percebemos que os hospitais são muito mais do que crianças.
As crianças são o foco da grande maioria das organizações de “Doutores Palhaço” do mundo, e percebemos que a faixa etária mais velha é a que mais precisa de intervenção, e também aquela onde é possível causar um maior impacto.
O Projecto
Com o pressuposto de levar positividade a ambientes mais críticos, com leveza e alegria, a intervenção dos Palhaços d’Opital procura criar momentos de abstração da dor/doença, intervindo através do riso, humor, alegria, música e performances artísticas.
Assumindo a arte como forma de intervenção terapêutica, procuramos um impacto positivo no estado anímico e emocional dos que se encontram em ambiente hospitalar.
Fazemos visitas semanais regulares a 8 hospitais parceiros. Trabalhamos para todos os que estão em ambiente hospitalar, seja em internamento ou consultas. Trabalhamos com os utentes e com as famílias, cuidadores formais, informais e profissionais de saúde. Trabalhamos na área oncológica, na demência, nos cuidados paliativos e nos cuidados terminais.
A nossa equipa é formada por artistas profissionais, com formação nas áreas do Palhaço em ambiente hospitalar, teatro e música.
Só no último ano realizámos 215 visitas hospitalares, o que representa mais de 900 horas em ambiente hospitalar. E assim chegámos a mais de 150.000 adultos e Mais Velhos.
Todos os nossos projetos são desenvolvidos com a intenção de multiplicar este número, sem nunca perder de vista os valores e a missão que norteiam esta Associação.
Como participar
Cada um de nós pode ajudar, partilhando e apoiando esta missão.
Pode ainda tornar-se “Amigo d’Opital”, fazendo um donativo regular à nossa organização (que pode ser de apenas 5€ por mês!).
O mais fantástico é que, só no último ano, os Amigos d’Opital foram responsáveis por quase 8 mil sorrisos! Pode parecer pouco, mas para nós é a prova de que quantos mais formos, mais podemos fazer.
O Sonho
Contribuir para humanizar o espaço hospitalar onde os adultos/seniores se encontram, valorizando e dignificando a pessoa Mais Velha, e ao mesmo tempo chamar a atenção para o facto de termos uma população cada vez mais envelhecida e para a necessidade de criar programas de apoio e acompanhamento através de profissionais com formação e experiência nesta área.
O nosso sonho é chegar a seniores numa sociedade preparada para nos acarinhar.
Acreditamos que, se nos conhecerem vão confirmar o impacto do nosso trabalho, vão perceber que um pequeno gesto pode fazer a diferença na vida de um avô, um tio, um vizinho, um amigo.
E um contributo, um donativo, será sempre convertido em sorrisos.
Esta é a nossa causa. A nossa missão.
Ainda curios@ sobre os Palhaços D'Opital?
👉Podes saber muito mais no seu site aqui.
Sentiste empatia por esta história? Os Palhaços estão disponíveis para receber e responder a todas as questões, curiosidades e/ou sugestões.
Envia-nos um email para geral@soloadventures.pt e nós fazemos chegar-lhe a mensagem.
Commentaires