top of page

Sobre a sorte

SORTE

nome feminino

  1. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável.

  2. Tendência para circunstâncias maioritariamente positivas ou maioritariamente negativas (ex.: boa sorte, má sorte). = FORTUNA

  3. Tendência para acontecimentos positivos ou favoráveis. = FELICIDADE, FORTUNA, VENTURA.

  4. Modo de viver. "sorte", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


Quando falamos em “sorte”, referimo-nos a um conjunto de situações que acontecem “por mero acaso", que surgem como se diz em bom português, “por obra e graça do Divino Espírito Santo”. Sem razão nem justificação aparente.


Assim, no nosso dia-a-dia, quando algo de bom acontece na vida de uma determinada pessoa, muitas vezes ouvimos dizer que “foi sorte” ou que “teve sorte”. No entanto, acredito que temos que olhar para os dois lados da moeda, isto é, a sorte existe sim e, claramente que, tem um papel fundamental em todo o processo, mas sem trabalho, esforço e dedicação tem pouco significado ou importância. A sorte tem que estar aliada a estes três elementos-chave. Temos que fazer a nossa parte. Ela não cai das árvores. Pode chegar, por exemplo, através de um bilhete de lotaria, de um sorriso, de um acontecimento favorável, de uma partilha, de uma palavra, entre tantas outras coisas.


Na minha humilde opinião o destino está traçado e o que tiver que ser nosso, será. Mas temos que trabalhar para isso. E temos que querer! Só assim faremos o nosso caminho de forma sólida, equilibrada e feliz.











0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page