top of page

André & João, dois pelo mundo

Atualizado: 27 de jun. de 2021


Esta história tem duas que se cruzam, descruzam e voltam a encontrar. Se estivéssemos em geometria falaríamos de linhas paralelas que se intersectam seguindo cada uma para o seu sentido oposto para depois já noutra página se voltarem a intersectar seguindo numa linha única. Estamos confusos o suficiente? Assim é a vida e pelos vistos a geometria. Vem connosco atravessar esta história e lições de vida a dois.

Sinopse de como nos conhecemos

As redes sociais têm o poder assustadoramente maravilhoso de quebrar barreiras e revelar outras vidas. As do André e do João entraram na minha através do Two by the world e decidimos que seria bonito que entrassem igualmente na tua.

Sobre o André e o João

As vidas que hoje te contamos cruzaram-se há mais de 10 atrás, estamos a falar de 2009 e para te melhor poderes situar aqui vai uma lista de factos: foi o mesmo ano em que a Eslováquia adoptou o euro; as forças terrestres israelitas invadiram Gaza; a rede de Bitcoin foi criada como o primeiro bloco de moeda digital; o filme Slumdog Millionaire ganhou um Globo de Ouro; o Cristiano Ronaldo recebeu o prémio de FIFA World Player of the Year e o Barack Obama foi eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos da América. Lembraste desse ano? Perfeito, então vamos começar...

“Conhecemo-nos desde os 10 anos de idade na escola, e depois de a vida se ter encarregue de nos separar, também se encarregou de nos voltar a juntar alguns anos mais tarde.

Desde 2007 que somos um casal, e se inicialmente viajávamos para passar bons momentos juntos, rapidamente se tornou quase numa adição.

Durante mais de 12 anos a viajar juntos, conhecemos dezenas de países e centenas de cidades. Visitar o Japão foi um ponto de viragem no nosso gosto por viajar e fez com que dentro de nós crescesse, cada vez mais, a vontade de conhecermos o mundo.

Se por um lado aproveitávamos todos os momentos e orçamento disponíveis para viajar, rapidamente começámos a sentir que o tempo era cada vez menos para tudo o que queríamos visitar.

Há alguns anos tivemos a ideia: “E porque não fazermos uma viajem à volta do mundo?”. É claro que o primeiro impacto foi que esta era uma ideia que não fazia sentido, e que não teríamos dinheiro suficiente para uma loucura destas. Depois de algum tempo, começámos a remover os obstáculos da frente: aquele problema familiar, a promoção na carreira, o orçamento. O que inicialmente parecia impossível, rapidamente se começou a tornar uma realidade.

O mais importante foi decidir que o queríamos mesmo fazer e tomar consciência que quanto mais cedo o fizéssemos melhor. As dificuldades, os problemas familiares, os empregos poderiam continuar sempre a ser um entrave mas, na verdade eles nunca vão desaparecer. Não queríamos deixar passar os anos, olhar para trás e arrependermo-nos de não ter realizado este sonho.

O André Nogueira é Psicólogo desde 2010, tendo feito a sua formação académica na Universidade do Porto. Trabalha em psicologia clínica, o que sempre foi a sua paixão. Paralelamente dá apoio em regime de voluntariado a um lar de crianças e jovens institucionalizados.

O João Santos é Consultor de Tecnologias de Informação desde 2009, tendo concluído o mestrado em Engenharia Informática já durante o seu percurso profissional. Tem trabalhado, nos últimos anos, na área das telecomunicações em projetos em Angola, Turquia, Reino Unido, Irlanda e Alemanha.

Temos ambos 33 anos e decidimos fazer uma pausa nas nossas carreiras. Não o fizemos pelo clichê de estarmos infelizes, ou porque já não tínhamos força anímica para ir para o escritório todos os dias. Decidimos fazê-lo porque não desistimos dos nossos sonhos, e fazer uma volta ao mundo é definitivamente um deles. Desde setembro de 2019 que deixámos de trabalhar e que estamos a ultimar o planeamento do que vai ser a nossa primeira volta ao mundo.

Este sonho foi também o gatilho para termos lançado o blogue Two by the World e o perfil de Instagram @twobytheworld , que se dedica às nossas experiencias de viagens e decerto vão encontrar muito por lá sobre a nossa volta ao mundo, mas não só. Além de conhecer o mundo e lugares longínquos, gostamos também muito de viajar em Portugal e explorar o que o nosso país tem para oferecer.

Temos o objetivo de que o blogue funcione como ponto de partida para qualquer pessoa poder planear a sua viagem de sonho e se inspire a viajar mais e melhor.

Partimos sem a certeza do que vai significar para nós este marco, mas com a certeza que vamos voltar mais ricos, mais conhecedores e mais felizes”.

 

Lições de vida

-do André & João para nós-

1. “Your focus determines your reality” – Quando te focas num objetivo a tua vida conjuga-se para o alcançares;

2. Não deixes que ninguém decida por ti - tu é que defines o teu caminho;

3. Não te deslumbres caminhos fáceis – chegar onde queres vai dar trabalho;

4. A melhor altura para fazeres algo é agora – há sempre razões para adiar e não vais querer olhar para trás e arrepender-te de não ter feito o que querias;

5. Viajar alarga horizontes – conhecer novos locais, saborear gastronomias diferentes e viver outras culturas são atividades que te tornam uma pessoa mais completa, tolerante e rica.

 


Faz parte desta comunidade de Sonhadores Praticantes! 🚀👨‍🚀👩🏽‍🚀 👉 Adere à nossa comunidade Solo Adventures | Networking para a Mudança 👉 Subscreve a nossa newsletter em www.soloadventures.org 👉 Faz parte da equipa de voluntariado 👉 Participa nos eventos, formações e campanhas solidárias que vamos divulgando!

Boas aventuras,

Joana Feliciano & André Nogueira & João Santos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page