Manuel Gavina, o engenheiro eletrotécnico da vida

Manuel Gavina, o engenheiro eletrotécnico da vida


Quem disse que somos apenas uma coisa e que não nos podemos transformar? Espero que ninguém. O Manuel alia o seu gosto de infância pela eletrónica e dela avançou para o foco no ser humano e como esta máquina de carne, osso e alma funciona implementando os seus updates durante o tempo útil de vida que tem. Se gostaste desta metáfora ainda vais gostar mais desta história e lições de vida. Clica e sente.

Sinopse de como nos conhecemos

O MeetIN responsável por desvirtualizar conexões (ler mais sobre isto aqui) foi a razão por eu ter conhecido o Manuel, mas a mais culpada sou eu que o fui abordar no final do evento. Ainda bem que o fiz. Quem diria que um dia fui muito tímida não me tiraria a pinta se me visse agora!

Sinopse sobre o Manuel

Acredito que o Manuel conviva com a dualidade de nomes e sejam mais aqueles que o chamam “Manel” do que o uso que dão ao seu nome corretamente pronunciado. Por aqui vamos dar uso ao “u” mesmo que começando esta história pela sua infância.

Estamos em Vila do Conde no ano de 1976 numa família com 3 irmãos onde os valores de “responsabilidade, justiça e família” foram passados entre gerações. Os “legos, carros, barcos e tudo que tivesse eletrónica” faziam as brincadeiras do Manuel. Nas memórias de criança ficou-lhe o casal amigo dos seus pais que tinham um “estabelecimento onde se consertavam vários eletrodomésticos” e esse mundo da eletrónica fascinava-o. Apesar da ingenuidade da idade esse gosto acompanhou-o e no 10º ano seguiu o “ramo da electrónica e na universidade escolheu um curso de engenharia eletrotécnica”.

Cresceu mais um pouco e chegou o momento de escolher parte do seu futuro.

“Frequentei a Universidade de Vila Real e Trás-os-Montes onde pela 1ª vez me vi a viver sozinho longe da família e do ambiente onde fui criado. Uma experiência que me ajudou ainda mais a crescer como pessoa e adulto. E o facto de ser o irmão mais velho, sempre fez ser uma pessoa mais independente e responsável quer para abrir o caminho para os meus irmãos mais novos, quer para ajuda-los sempre que necessário.

Em 2001 comecei a trabalhar como programador analista na Maia (Distrito do Porto) um empresa de TI (Tecnologias de Informação) e ao longo do percurso profissional, comecei a constatar a complexidade das relações humanas, as dificuldades inerentes a comunicação, à partilha de informação e a dificuldade em conseguir equipas motivadas. E por isso em 2009 decidir orientar a minha carreira para gestor de projecto. E foi nesta posição que me levou a pesquisar e ler mais conteúdos sobre como lidar com pessoas.

A partir daqui foi num instante até começar a ficar interessado pelo desenvolvimento pessoal e neurociência, ou seja como funciona o nosso cérebro, e porque é que alguns se conseguem destacar e a maioria não.

Em 2014, e já pai do 1º filho, deparado com uma situação profissional, relacionada com uma troca de cliente, sem que a minha vontade fosse tida em consideração, tomei consciência que para qualquer empresa que trabalhasse não passava apenas de um número, e que no dia em que fosse para a reforma o meu posto de trabalho não ficaria para os meus filhos.

Este acontecimento, aliado à minha paixão pelo desenvolvimento pessoal, à vontade de ajudar os outros e construir algo que possa deixar para os meus filhos, quer seja na forma material ou de conhecimento levou-me apostar na área do desenvolvimento pessoal.

Em 2015 decidi tirar uma certificação internacional em coaching com PNL (Programação Neurolinguística) e Time Line Therapy para aplicar à minha vida aquilo que aprendi e conseguir ajudar outras pessoas a superarem os desafios que a vida lhes oferecia.

Com um trabalho a tempo inteiro e com o nascimento do 2º filho, os planos traçados para a independência aconteciam a uma velocidade muito lenta e às vezes até em ficavam em standby.

Em 2016 e 2017 comecei a ministrar alguns workshops na área das pessoas conseguirem alcançar os seus objectivos, e em empresas em temas como Liderança, Gestão de Conflitos e Produtividade.

Em 2018 direcionei a minha área de intervenção de conhecimento para a Inteligência Emocional, Liderança, Comunicação e Produtividade, aumentei a minha presença no LinkedIn e em 2019 associei-me à iniciativa MeetIN Portugal, organizando este evento na cidade de Lisboa, e trazendo vários oradores nas mais diversas áreas de interesse e especialidade a partilharem o seu conhecimento e experiências com outras conexões do LinkedIn.

Porque acredito que todos se podem tornar em melhores pessoas e vencerem as dificuldades da vida, ajudo pessoas e organizações a superarem desafios e a alcançarem resultados de excelência.

Mais detalhes avulso sobre a pessoa por detrás da história:

  • Como sempre foi amante de desporto tendo sido federado em voleibol teve tempo de experimentar outros desportos como natação, squash e BTT. Nos dias que correm gosta de fazer mesmo isso, pratica corrida e participa em provas de 10 ou 20Km;

  • Nos seus hobbies exercita o gosto pela leitura que recaia sobre o pensamento criativo, marketing, o desenvolvimento pessoal, a saúde e bem estar;

  • Nas suas ocupações de descontração tem a fotografia e sempre que consigue também se dedica à cozinha;

  • Profissionalmente desenvolve atividade nas áreas de Inteligência Emocional, Comunicação, Liderança, e Produtividade, através de workshops e palestras.

Lições de vida

-do Manuel para nós-

1 - Aprendi que não será outra pessoa a te dizer o que é melhor para ti. Por muito que nos custe, cada um de nós é que tem que decidir aquilo que quer nas várias áreas da vida. E tem que decidir para se sentir realizado e preenchido, e não para satisfazer a vontade de terceiros. Nem sempre é fácil decidir, mas se nos perguntarmos, porque razão queremos algo, encontraremos um propósito forte para conseguirmos aquilo o que se quer.

2 - Aprendi que se os outros conseguem eu também consigo. E que em vez de nos lamentar, podemos sempre aprender com o que correu mal, e voltar a fazer de forma diferente, perguntando como?, quando?, quem me pode ajudar? Nos ajuda a seguir em frente, em vez de ficarmos parados. E que nesta vida quem segue sozinho pode andar mais rápido, mas quem vai bem acompanhado chega mais longe.

3 - Aprendi que é mais importante ouvir, estar presente e compreender sem julgamentos,do que ouvir para dar uma resposta. Às vezes as outras pessoas só querem ser ouvidas e compreendidas. Aprendi isto com os meus filhos, quando às vezes os interrompia e eles diziam “mas pai deixa-me acabar”.

4 - Aprendi a re-significar muitos acontecimentos, porque o que nos acontece tem a importância e o significado que lhe dermos, e os sentimentos e emoções que lhes associamos. Mesmo um mau momento ou uma má experiência pode ser um momento de aprendizagem e reflexão, em vez de um momento traumático. E que a forma como as pessoas nos tratam é o karma delas, e a forma como reagimos é o nosso.

5 - Aprendi que não somos eternos e um dia não estaremos aqui, e que até esse dia chegue podemos ser gratos pelas pessoas que somos, pelos atos que fazemos e por tudo que conseguimos alcançar. O mais importante é fazer com que as outras pessoas se sintam apoiadas por nós e as ajudemos a crescer, para que a nossa passagem neste planeta faça sentido.

Faz parte desta comunidade de Sonhadores Praticantes! 🚀👨‍🚀👩🏽‍🚀 👉 Adere à nossa comunidade Solo Adventures | Networking para a Mudança 👉 Subscreve a nossa newsletter 👉 Faz parte da equipa de voluntariado 👉 Participa nos eventos, formações e campanhas solidárias que vamos divulgando!

Boas Aventuras,

Joana Feliciano & Manuel Gavina

#MeetiIN #ViladoConde #UniversidadedeVilaRealeTrásosMontes #Maia #Porto #TecnologiasdeInformação #neurociência #desenvolvimentopessoal #coaching #PNL #TimeLineTherapy #Liderança #GestãodeConflitos #Produtividade #InteligênciaEmocional #ManuelGavina #BTT #workshops #palestras

0 visualização

Segue-nos

  • Spotify - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

SONHADORES PRATICANTES

Questões? Parcerias?

geral@soloadventures.pt