top of page

Pierre numa revolução de minhocas pelo mundo

Atualizado: 27 de jun. de 2021


Há pessoas que não vivem na consternação de aceitar o que está errado só porque muitas outras teimam em fechar os olhos e assobiar para o lado. O Pierre nasceu na América Latina, deu mil voltas à sua casa dando-lhe mais mundo e escolheu Celorico de Basto como o seu poiso. O motivo? A calma, o lixo zero e minhocas. Para bom entendedor nem sempre meia palavra basta, tens mesmo de ler a sua história...

Sinopse de como nos conhecemos

O Pierre veio por recomendação do Sonhador Praticante André Santos (lembraste da sua história?) como aquela pessoa imperdível que tens de conhecer porque traz ao mundo uma missão muito digna que transporta humanidade e ambiente. Provavelmente conheceram-se na 1.ª Edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais da Universidade Europeia onde foram dois dos cinco vencedores.

Sinopse sobre o Pierre

Mais detalhes desta história podia ser eu a contar mas houve quem a quisesse partilhar por mim. Ele conta-te tudo na primeira pessoa. Aproveita.

"Depois de ter tido vários trabalhos precários para enriquecer os ricos, e empobrecer os pobres, decidiu dar mais sentido ao seu dia a dia. Agora vive em Cimo de Vila (Celorico de Basto), uma comunidade rural, onde procura partilhar, passar tempo com a natureza, ver crescer as árvores que planta e comer alimentos produzidos em casa. Quando morava na cidade, ficou desiludido de ver a quantidade de lixo que lá é produzido… e ninguém sabe onde vai nem conhece bem as suas consequências. De lá surgiu a Revolução das Minhocas ('Worm Revolution'), um projeto que pretende criar valor a partir do lixo e promover um estilo de vida mais sustentável.

O Pierre acredita que um mundo sem lixo é possível! Ele é o fundador da Revolução das Minhocas, negócio social que tem como missão empoderar à sociedade (pessoas e organizações) a reduzir a pegada ecológica do seu lixo orgânico com recurso à compostagem com minhocas, mas também contribuir para ajudar a recuperar a ligação com a terra e o cultivo de alimentos de verdade. A Revolução das Minhocas faz estudos de viabilidade de compostagem centralizada ou doméstica, organiza workshops, fornece sistemas sustentáveis de compostagem com recurso a minhocas, minhocas e bio-fertilizantes de minhocas. O projeto oferece acompanhamento a qualquer pessoa ou entidade que quiser começar a promover um estilo de vida “Zero Lixo Orgânico”. Trabalhamos com as pessoas e a natureza para semear o futuro com os nossos valores:

+ Sustentabilidade + Alimentação saudável + Impacto Social + Colaboração + Transparência + Acção .

JÁ, contra a mudança climática +”

Agora voltemos ao narrador que escreve parte desta história.

Este projeto em março de 2018 integrou na Incubadora Regional de Impacto Social, em Amarante e ainda no mesmo ano chegou à final da competição ClimateLaunchpad da Comissão Europeia que apoia ideias inovadoras que tenham como objetivo a redução do impacto ambiental.

Explora mais sobre o tema aqui, aqui e aqui!

Segue o projeto Revolução das Minhocas – "Com recurso à compostagem com minhocas, ajudamos a transformar os restos da cozinha em bio-fertilizantes, no interior de casa. Fácil, higiénico e divertido"!

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/revolucaodasminhocas/about/

Facebook: https://www.facebook.com/revolucaodasminhocas/

Instagram: https://www.instagram.com/revolucaodasminhocas/

Tel: 93 2424 888


 

Lições de vida

-do Pierre para nós-

Espreita cada foto para absorveres melhor cada lição.

1. Em qualquer situação, sorri à vida

(foto tirada na comunidade e quinta Cimo de Vila, Arnoia - Rachel)

2. Toma riscos e engana, é ótimo para aprender.

(foto tirada nas Blue Mountains, Austràlia - Nico)

3. Trabalha para fazer o teu sonho real

(foto da horta da comunidade, Cimo de Vila, Arnoia - Titou)

4. Procura ajuda quando precisares

(foto tirada durante a desfolhada que organizamos para desfolhar toda a colheita de milho, Cimo de Vila, Arnoia – Riet)

5. Planta árvores com as tuas mãos

(foto do projeto de reflorestação e bosque comestível em Cimo de Vila, Arnoia – Rachel)

 



Faz parte desta comunidade de Sonhadores Praticantes! 🚀👨‍🚀👩🏽‍🚀 👉 Adere à nossa comunidade Solo Adventures | Networking para a Mudança 👉 Subscreve a nossa newsletter em www.soloadventures.org 👉 Faz parte da equipa de voluntariado 👉 Participa nos eventos, formações e campanhas solidárias que vamos divulgando!

Boas Aventuras,

Joana Feliciano & Pierre Del Cos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page