top of page

Como melhorar o bem-estar nas redes sociais?

As redes sociais são já parte do dia-a-dia de muitos de nós, e tal como tudo o que faz parte da nossa rotina, é importante adquirirmos hábitos saudáveis em relações às mesmas. As suas vantagens são muitas e estão à vista de todos, mas a simplicidade com que tudo ocorre nas redes sociais é também a fonte de comportamentos que geram impactos na vida de muitos. Por essa razão, é importante sabermos agir de forma a não tornar algo que tanto de bom tem para oferecer num espaço tão tóxico.


1. Valoriza-te

Reflete sobre se realmente vale a pena desvalorizares-te por veres alguém a viver uma vida aparentemente melhor do que a tua. Se não tivesses acesso às redes sociais, será que questionavas tanto aquilo que és, o que te falta, ou que é diferente em ti? Foca-te nas pequenas coisas que te rodeiam e reconhece que também tu podes ter momentos bons e que não necessitam de uma foto bonita para se tornarem felizes.


2. Relembra-te de que as redes sociais não são a realidade

Toda a gente tem tendência a partilhar os melhores lados da vida nas redes sociais e muitos tentam até transparecer uma vida que não é a deles. Afasta sentimentos de inveja ou de insegurança em relação àquilo que os outros partilham e apercebe-te de que grande parte do que é partilhado apenas existe no mundo online.


3. Abstém-te de comentários negativos

As redes sociais são frequentemente um veículo de comentários negativos, ofensas que em nada acrescentam às pessoas que os criam e que muitas vezes refletem as inseguranças das mesmas. Da próxima vez que não gostares do conteúdo de alguém não uses o teu tempo para deitar a pessoa abaixo ou espalhar ódio, afasta-te se necessário e concentra a tua energia em algo que seja saudável para ti.


4. Evita discussões

Todos nós temos diferentes opiniões e num ambiente como o das redes sociais por vezes é fácil envolvermo-nos em todo o tipo de discussões, muitas delas talvez com pouca ou até nenhuma relevância à escala da vida. Temos liberdade para nos expressarmos, mas devemos também saber quando é correto usar essa liberdade, sem criar um ambiente tóxico tanto para nós, como para os outros.


5. Faz uma pausa

Faz um esforço para reduzir o tempo de ecrã e dedica-te a atividades que realmente gostes de fazer. Lê um livro, sai com os teus amigos, explora a natureza ou lugares aos quais nunca foste. Toma consciência de que a tua saúde mental é mais importante do que meras interações online e que há todo um mundo lá fora à espera de ser descoberto!






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page