top of page

Criatividade VS Folha em branco

Já te sentiste como uma folha em branco quando o tema é criatividade?

Esse sentimento é mais comum do que parece, mas a boa notícia é que a folha em branco não tem que sinal de falta de criatividade, mas pode ser uma oportunidade para novas possibilidades.

 

Quando nos deparamos com esta sensação de folha em branco – literal ou não, pode surgir o medo de não ter ideias ou de nem sequer saber por onde começar.

É importante relembrar que a criatividade é uma capacidade que todos temos e que pode ser desenvolvida e aprimorada.

 

Hoje, deixo-te algumas estratégias para transformares o drama da folha em branco num campo fértil de criatividade:

  • Começa com pequenos passos: às vezes, o mais difícil é mesmo começar. Podes fazê-lo em diferentes moldes - escreve qualquer coisa que te venha à mente, faz um rabisco, toma a iniciativa numa situação, mesmo que ainda não saibas o rumo exacto. Só este acto de começar vai desbloquear o fluxo criativo.

  • Inspira-te: olha à tua volta e procura inspiração nas coisas simples. Lê um livro, ouve música, vê um filme, conversa, dá um passeio. Muitas vezes, as melhores ideias surgem quando há disponibilidade para a atenção ao está ao redor.

  • Faz perguntas: questiona o que já sabes e sobre o que gostavas de saber. As perguntas estimulam a mente e podem abrir novos caminhos para a criatividade. "E se...?" ou "Por que não...?" são óptimas formas de desbloquear.

  • Aceita a imperfeição: a folha em branco pode ser intimidante porque há a pressão da perfeição. Lembra-te que a criatividade envolve experimentar, errar e tentar outra vez. A imperfeição faz parte do processo criativo.

  • Não desistas: o que importa é que continues a tentar. Aprendizagem contínua e descobertas permanentes vão fazer com que seja cada vez mais fácil acederes à tua criatividade.

 

A folha em branco não tem que ser um obstáculo, pode mesmo ser um convite para a experimentação e a expressão pessoal.

 

Espero que da próxima vez que te sintas como uma folha em branco te lembres que tens o poder de a transformar em algo extraordinário.

Encara-a com curiosidade e entusiasmo!

 

Para desbloqueares a criatividade, encontras o desafio de 21 dias ACORDA A TUA CRIATIVIDADE no site – www.tentaculosdacriatividade.pt 

E acompanha a @tentaculosdacriatividade no instagram para descobrires como podes, a cada dia, potenciar a tua criatividade!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page