top of page

Dia Internacional da Educação

A educação é algo que levamos para o resto da nossa vida. É através do conhecimento que impulsionamos a nossa vida, direcionamos as nossas trajetórias, desenvolvemos os valores éticos e estamos em plena harmonia com a cidadania, compreendendo os direitos e deveres.


Hoje, celebramos o Dia Internacional da Educação.



O que é a educação?


A educação é uma prática social, cujo objetivo é o desenvolvimento do ser humano, das suas competências, habilidades e potencialidades.

Somos seres racionais com direito à educação.

“A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública”.

A educação reflete-se na nossa vida pessoal e profissional, no desenvolvimento da nossa comunicação, na tomada de decisões, interpretação das informações, formação do sentido crítico e, até, na forma como gerimos as nossas emoções.


Cabe a todos nós prezar pela educação, pois é isso que nos leva à paz e harmonia em sociedade.

Porquê que é importante?


Se cada um de nós desenvolver as suas potencialidades e nos ajustarmos para integrar no coletivo, então a sociedade como um todo, desenvolve-se.


É por intermédio desta prática social que se produz conhecimento necessário para haver desenvolvimento no mundo. O tempo que investimos na nossa aprendizagem e conhecimento é em prol do nosso bem e dos outros. É, também, sobre altruísmo.


É importante para a formação das pessoas e transformação da sociedade. A educação é responsável pela difusão do conhecimento e desenvolvimento das habilidades úteis da pessoa na comunidade.

Dia Internacional da Educação


A 24 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional da Educação. Este dia foi criado a 3 de dezembro de 2018, através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU.

O objetivo deste dia é sensibilizar a sociedade para que o direito à educação, consagrado no artigo 26.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seja cumprido. Também, tem o objetivo de salientar o papel da educação na quebra da pobreza e no desenvolvimento social.


É importante ter em mente que a educação é um pilar essencial.


Sem educação de qualidade e equitativa, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e eliminar a pobreza.


A educação está em crise: 6 em cada 10 crianças não sabem ler e compreender uma simples história aos 10 anos; 244 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola, e o número de jovens empregados caiu 43 milhões, em 2020, representando uma taxa percentual superior à dos adultos.



O direito à educação é quebrado!


Este ano, o tema central para celebrar este dia, recai sobre investir nas pessoas e priorizar a educação.


  • Gerar visibilidade do nível local para global ao priorizar a educação para alcançar os Objetivos Desenvolvimento Sustentável;

  • Promover e mostrar as declarações nacionais de compromisso em vários níveis de país e mobilizar o apoio político e financeiro para traduzi-los em ação;

  • Incentivar a ampla aceitação das iniciativas globais lançadas no TES (Tranforming Education Summit/ Cúpula da Educação Transformadora) para acelerar a aprendizagem, preparar todos os alunos para o clima através da educação ecológica, promover a aprendizagem digital pública, promover a igualdade de género na educação e por meio dela garantir a continuidade da aprendizagem em emergências e crise prolongada.

  • Defender os níveis mais altos de financiamento doméstico e internacional, inclusive por fontes inovadoras, com base nos compromissos do TES (Tranforming Education Summit/ Cúpula da Educação Transformadora).

  • Fornecer aos jovens uma plataforma para desenvolver a declaração da juventude, transmitir as suas procuras e mostrar as suas iniciativas e inovações para promover o direito à educação.

  • Reunir os influenciadores para impulsionar o movimento educacional global, aclamando os líderes nacionais a manter os seus compromissos e a priorizar o investimento na educação e transformação educacional.

Hoje, fala-se em repensar a educação. Sem o investimento adequado, o mundo continuará nesta encruzilhada, sem promessa de melhoria!


Quando não conseguimos assegurá-la, não conseguimos assegurar a base da sociedade, da economia e do potencial de cada pessoa.


Podes ler aqui o relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação, 2022.

Um feliz dia, e até ao próximo artigo.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page