top of page

Dia Mundial da Produtividade

Hoje, 20 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Produtividade.


Sei o quão difícil é ser-se produtivo numa rotina caótica, cansativa e desgastante.


Mas, sabes o que é ser produtivo?

Estar ocupado não é sinónimo de produtivo, muito pelo contrário. Todos os dias estamos ocupados com alguma coisa. Mas nem sempre somos produtivos e focados.


Ora, mas o que é ser produtivo?

Ser produtivo é priorizar aquilo que realmente importa e otimizar a nossa rotina, de modo a ficarmos focamos na tarefa que precisa de ser feita. Por outras palavras, ser produtivo é sistematizar e gerir a nossa vida e o nosso tempo, gerando um melhor impacto no nosso trabalho. Ser produtivo é trabalhar de forma inteligente.

Neste seguimento, sermos produtivos e aperfeiçoarmos a nossa produtividade depende, única e exclusivamente, de nós. Ninguém pode fazer o nosso trabalho por nós, e é aqui que o autoconhecimento entra. Quando nos conhecemos bem, sabemos as nossas qualidades e defeitos, logo sabemos o que precisamos de melhorar, de mudar e de evoluir.


Podemos, inclusive, ver o “ser produtivo” como um estilo de vida, porque, efetivamente, podemos fazer isso. É simples!

Otimizar e utilizar o nosso tempo com inteligência e organização.

É importante termos consistência, e quando se fala da produtividade é fundamental evitar a procrastinação, por isso deixo abaixo algumas dicas que podes adotar para seres uma pessoa mais produtiva:


  • É importante organizar o local de trabalho e/ou o computador, ninguém gosta de trabalhar num ambiente desarrumado;

  • Fazer lista de tarefas - com a correria do quotidiano, temos tendência a esquecermo-nos de muitas coisas, por isso anota num caderno ou no telemóvel todas as tarefas que precisas de fazer naquele dia, vai fazer toda a diferença;

  • Definir prioridades - é importante definir as tarefas de acordo com o seu grau de importância e urgência. Priorizar é uma das palavras-chaves. Devemos fazer primeiro as tarefas que são mais importante, e só depois passar para as seguintes.


Para finalizar, anota ainda uma coisa!

Um livro que pode ajudar na elevação do mindset, e influencar a sermos mais produtivos: “Hábitos Atómicos, pequenas mudanças, grandes resultados” de James Clear.



Vemo-nos no próximo artigo! Até lá, não deixes de ler o nosso Ebook com ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento pessoal e profissional!






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page