top of page

O Grão

Atualizado: 10 de set. de 2023


O Grão é uma associação de voluntariado internacional formada por estudantes universitários e jovens profissionais, com inspiração jesuíta. Realiza Missões em países africanos e junto de comunidades carenciadas em Portugal. O Grão nasceu como resultado da forte vontade de criar, no seio do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loyola (CREU-IL, Centro Universitário da Companhia de Jesus no Porto).


É um projeto de voluntariado missionário voltado para a intervenção nos países em desenvolvimento de expressão portuguesa, onde é privilegiada a colaboração com missões já existentes no local e ligadas a ordens religiosas católicas, numa lógica de inserção e inculturação.




A sua intervenção foca-se:

  • No desenvolvimento comunitário;

  • Na formação, educação e promoção da integridade individual;

  • Na autonomia das populações através da capacitação de jovens locais.




A história


A história do Grão começa em 2005 com o fundador Miguel Alvim e o Padre António Júlio Trigueiros, sj. Durante meses, Miguel Alvim foi "estudando" alguns projetos de voluntariado (Equipa d'África, G.A.S.Porto, Leigos para o Desenvolvimento – LD), e como na altura o CREU – Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola, era a sua segunda casa, iam-se proporcionando várias conversas com o Padre António Júlio.


Numa manhã de outubro, Miguel sentou-se no seu gabinete e os dois traçaram em linhas gerais o que podia ser um projeto de voluntariado em África com espiritualidade Inaciana. O caminho começou a construir-se, desde a criação do primeiro grupo, às primeiras reuniões, à escolha do nome...

Este caminho foi feito no desconhecido, mas a confiar que na incerteza do local de missão e de conseguir garantir dinheiro para as viagens, ia dando na mesma para crescer a confiança e o espírito missionário dos primeiros voluntários.


Projectos


A ação do Grão varia muito consoante o lugar para onde se vai. Como podes ver na página das Missões, desde 2006 já estiveram em Moçambique, Angola, e São Tomé e Príncipe.

No total, já tiveram 282 projetos desenvolvidos, num total de 31 missões em 7 locais de missão diferentes. No total já enviaram 177 missionários (182 com os 5 que estão agora em Inharrime, Moçambique). Em Portugal, antes da partida em missão, uma parte importante do Grão é a vertente do voluntariado que todos os formandos realizam.




Quer individualmente, quer inseridos em comunidade com o objetivo de desenvolverem a capacidade de se entregar ao próximo de forma simples e com grande compromisso, tal como se espera que seja mais tarde feito no destino de missão.

Individualmente, todos os voluntários têm oportunidade de escolher uma instituição de solidariedade parceira onde pretendam fazer voluntariado regular ao longo do tempo de formação. Em grupo, os formandos fazem voluntariado em dois momentos diferentes: no fim-de-semana hospitaleiro e no fim-de-semana comunitário, junto de organizações parceiras.




Como participar:



Jovens estudantes ou trabalhadores, entre os 18 e os 30 anos, podem integrar o Grão, todos os anos no início do ano letivo.

Nessa altura, começam as reuniões e abrem o projeto a novos voluntários. A noite de arranque do Grão costuma ser por volta dos finais de Outubro. Por isso basta estar atento às redes sociais (por exemplo Facebook ou Instagram) onde mais perto da data divulgam a noite de arranque.





O derradeiro Sonho

Os mais de 170 "grãos" que já partiram e voltaram de missão partilham muitos sonhos diferentes, apesar de todos quererem fazer o mundo um lugar melhor e mais justo. Podes ver alguns testemunhos dos voluntários na página de testemunhos.





Ainda curios@ sobre o projecto O Grão?

👉Podes saber muito mais no seu site aqui.


Sentiste empatia por esta história? O Grão está disponível para receber e responder a todas as questões, curiosidades e/ou sugestões.

Envia-nos um email para geral@soloadventures.pt e nós fazemos chegar-lhe a mensagem.



O Grão é parceiro da Solo Adventures mas tu também podes ser! 🤝

Conhece as vantagens e torna-te parceiro aqui.








Descobre mais vantagens aqui.






Gostavas de fazer parceria connosco? Vamos conversar!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page