top of page

Solo Adventures no programa "A minha geração"

Atualizado: 29 de jun.

No dia 2 de junho, a fundadora da Solo Adventures, Joana Feliciano, partilhou a sua missão com Diana Duarte no programa “A minha geração”.


Este programa pretende dar voz a jovens, homens e mulheres, que enfrentam um mundo cheio de dúvidas, preocupações e ideias inovadoras.


Joana Feliciano no programa "A minha geração"

A minha geração


Joana Feliciano não é apenas a fundadora da Solo Adventures. Ela também ocupa o cargo de responsável de comunicação e marketing da Portugal com ACNUR, Agência da ONU para os Refugiados.

Durante a conversa, em tom descontraído, Joana abordou questões fundamentais sobre emergências humanitárias e voluntariado.





Emergências humanitárias


A fundadora da Solo Adventures explicou de forma clara o que significa ser um refugiado: alguém que é forçado a deixar a sua casa e o seu país por motivos de força maior, seja devido a alterações climáticas, guerras ou conflitos armados. Atualmente, estima-se que mais de 120 milhões de pessoas no mundo são obrigadas a abandonar as suas vidas à procura da segurança.


Nota-se, realmente, um aumento alarmante em comparação com os 103 milhões estimados em 2022.


A solução duradoura para estas pessoas é encontrar a segurança, um novo trabalho e reunir as condições necessárias para viver no novo país que as acolheu. Doar é uma forma importante de ajudar. Para tal é necessário enfatizar a importância da educação e da informação no momento da escolha da organização à qual se pretende doar.


Investir em organizações humanitárias é apostar na esperança de que algo será transformado no terreno, onde as necessidades reais das pessoas são conhecidas.

Voluntariado: um apelo à ação


Portugal tem uma das taxas mais baixas de voluntariado na Europa, com apenas 6% de participação. Joana, porém, é uma exceção inspiradora. A sua jornada no voluntariado começou com a sua observação das injustiças no mundo, levando-a a tornar-se numa “Sonhadora Praticante”.




Ser uma Sonhadora Praticante, Joana afirma à “minha geração”, é remar contra a maré e colocar em prática as suas inquietações. A associação fundada por si, Solo Adventures, ajuda pessoas a realizarem os seus propósitos no mundo, guiando-as nos seus projetos de vida.


 

Missões em São Tomé e Grécia


A Sonhadora Praticante encontrou em São Tomé uma sociedade cheia de desafios. Entre as emergências mais urgentes estão as desigualdades de género, numa sociedade ainda muito machista.


A sua missão em São Tomé foi levar o conhecimento e ferramentas para as comunidades mais isoladas, mostrando também como as organizações agem no terreno.


Já na Grécia, perto de Atenas, as preocupações eram as mulheres e crianças, onde o propósito era garantir espaços seguros e estimular as crianças. Ela destaca que as mulheres e meninas são as mais vulneráveis em contexto de fuga, enfrentando não apenas questões de saúde, mas também um elevado risco de assédio.

 

A coragem de ser vulnerável


Joana projeta as vozes dos mais vulneráveis através do seu trabalho, acreditando firmemente que tem um papel ativo na construção de um mundo melhor.

A sua missão é simples: empoderar pessoas e empresas, tornando-as mais felizes e justas. E tu, o que estás disposto a fazer?


A vulnerabilidade é um ato de coragem.

 

Uma mensagem. Uma esperança


Urge a necessidade de reconstruir o tecido social, promover a aceitação das diferenças e fortalecer os vínculos sociais necessários para uma convivência pacifica e justa.

Seja mediante doações, voluntariado ou simplesmente mudando a mentalidade, todos podemos contribuir para um mundo mais justo e solidário.


Não deixes de assistir a esta inspiradora entrevista.


Quando a violência e o ódio tornam-se instrumentos da política e da moral religiosa, então a democracia é ameaçada por aqueles rasgar o tecido social, punir as diferenças e sabotar os vínculos sociais necessários para sustentar a nossa convivência aqui na terra.



Assinatura Sonhadora Pratciante

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page