top of page

Espelho meu, que personalidade sou eu?


Hoje vieste aqui ler sobre o modelo das preferências individuais e o inventário de personalidades "Myers-BriggsType Indicator" (MBTI). Parece pesado? Focar no autoconhecimento requer trabalho e o incómodo de ver para dentro. Acredita que se o fizeres estás a dar um passo mais perto de ti e de quem queres ser.

Katharine Cook Briggs (1875–1968) e a sua filha, Isabel Briggs Myers (1897–1980) estudaram e elaboraram um questionário com base nas teorias do psiquiatra suíço Carl G. Jung (1875–1961) na sua obra "Tipos psicológicos" de 1921. As principais motivações para avançarem estavam relacionadas com as perdas de potencial humano na Segunda Guerra Mundial. Pretendiam 1) ajudar as mulheres que trabalhavam nas indústrias militares a obter maior eficiência nas suas funções e 2) promover a paz mundial através do poder que o reconhecimento das diferenças individuais poderia ter e de como as pessoas poderiam utilizar essa consciência de forma construtiva.

Vários testes de personalidade têm surgido com base nos tipos psicológicos do Carl G. Jung e no MBTI - o instrumento criado pelas Myers-Brigs que serve para identificar características e preferências pessoais. As aplicações dos resultados desses testes podem ser transportadas para vários cenários: vida pessoal, meio empresarial, planeamento de carreira, compreensão intercultural, educação, relacionamentos, espiritualidade, entre outras (fonte: inspiraa.org).

Os testes avaliam com base em 4 dimensões dicotômicas com duas preferências opostas:

Fonte de energia

E (extraversão) - I (introversão);

Percepção do mundo

S (sensação) - N (intuição);

Decisão

T (pensamento) - F (sentimento);

Percepção do mundo

J (julgamento) - P (percepção).

O objetivo é que a pessoa ao responder a uma série de questões consiga perceber claramente a sua inclinação, se é mais E ou I, S ou N, T ou F, J ou P. No final vai obter uma combinação de 4 dimensões: ISTJ, ISFJ, ISTP, ISFP, INTJ, INFJ, INTP, INFP, ESTJ, ESFJ, ESTP, ESFP, ENTJ, ENFJ, ENTP ou ENFP.

Relacionado com este teste temos o modelo dos 4 temperamentos de Keirsey ( Keirsey Temperament Sorter - KTS) criado com base nas possíveis combinações das preferências acima.

Artesão (MBTI SP, sensorial, percetiv@)
Guardião (MBTI SJ, sensorial, julgador@)
Idealista (MBTI NF, intuitivo, emotiv@)
Racional (MBTI NT, intuitivo, pensador@)

Lê mais sobre cada perfil aqui e faz o teu teste aqui, o meu é o perfil "Idealista" e o teu? Nota que para aceder ao relatório completo dos resultados finais tens que pagar, mas podes consultar uma amostra gratuita.

Outro dos modelos baseados no MBTI é o modelo dos estilos de interação que nasceu em 1928 dos escritos sobre a base emocional do comportamento humano do William Marston (sim o mesmo que criou a personagem Wonder Woman) e sobre os quais o psicológo John Geier focou e lançou os sistemas de avaliação DISC.

Sugestão: Faz um ou vários dos testes gratuitos baseados no MBTI disponíveis online, sugiro o das 16 personalidades em várias línguas e o do Inspiira. Faz e reconhece-te!

Eu confesso-me um ENFJ "Protagonista", alguém que" tem um grande orgulho e alegria em guiar @s outr@s a trabalhar juntos para melhorarem-se a si e a sua comunidade" sou d@s "crentes convictos nas pessoas". Hmm, é isto o que me move e este projeto. 😉

Subreve a nossa newsletter aqui 👈

Boas Aventuras,

Joana Feliciano

0 comentário
bottom of page