top of page

3 Dicas para aproveitar as férias

Passamos o ano inteiro a aguardar freneticamente pelas férias de verão que, embora nos pareçam sempre distantes, quando nos apercebemos, estão mesmo à porta. Deste modo, é essencial saber aproveitá-las bem e tirar o máximo partido das mesmas, seja qual for o plano que lhe destinemos. Para isso, há que ter em conta três dicas fundamentais:


  • Organizar bem o tempo

Ter consciência do tempo real que temos de livre, numa primeira abordagem, é crucial para que possamos geri-lo da melhor forma, sem que deixemos nada por fazer. Assim sendo, uma excelente estratégia passa por fazer uma recolha realista de todas as atividades que pretendemos fazer ao longo das férias. Fazer uma lista enorme e desproporcional ao nosso tempo fará com que nos sintamos sobrecarregados e frustrados se eventualmente não conseguirmos cumprir o plano definido – tudo o que não desejamos sentir num período de descanso. Posto isto, basta organizar o plano de acordo com tempo que temos, tendo em conta fatores como: a meteorologia, a distância, o tempo que cada atividade consome, o orçamento, etc.

  • Desligar das redes sociais

A internet pode ser uma ferramenta bastante útil para nos ajudar a planear as férias. Por outro lado, pode ser um inimigo quando se trata de as aproveitarmos. Assim, o ideal seria passar o menos tempo possível com os olhos no ecrã, desligar o wi-fi e tirar proveito da realidade que nos rodeia. Um bom incentivo pode ser, por exemplo, pensar que temos acesso à internet no resto do ano e apenas um período de férias no verão. Fazer uma boa gestão do tempo gasto nas redes sociais e na internet em geral é um passaporte excelente para que consigamos aproveitá-las.

  • Definir um budget

Usufruir do nosso tempo de férias passa também por ter em consideração os nossos limites, nomeadamente os financeiros. Ir para além das nossas possibilidades pode acarretar situações de stress que se alastrem até para o período pós-férias. Neste sentido, é fundamental mantermo-nos sempre cientes que, apesar de estarmos num período de descanso, não vale tudo.




Vemo-nos no próximo nível?


Beatriz Bernardo






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page