top of page

3 dicas para combater a timidez

Tímido encontra-se imediatamente depois de timidez no dicionário e se esta última se refere à “qualidade de quem é tímido”, podemos mais à frente perceber que tímido significa ser acanhado, envergonhado, receoso ou introvertido. Por muito abstrato que o conceito possa parecer na realidade, o certo é que alguém tímido tende a associar esta característica a uma barreira, que acaba por ser impedimento para alcançar certos objetivos ou dificultar o processo. Isto acontece porque a timidez é uma emoção que tem repercussões na forma como alguém se sente e se comporta perante a presença de outras pessoas. Esta situação traz consigo a sensação de desconforto, nervosismo ou insegurança, que se exteriorizam através do tremer das mãos ou o corar do rosto, por exemplo.


Infelizmente, não existe (ainda) uma fórmula mágica para terminar de vez com a timidez. Porém, estas três dicas vão facilitar a convivência com ela.


1. Aprofundar o autoconhecimento: entender quais os pontos fortes e mais fracos, utilizando uns para a melhoria dos outros, de forma a encarar melhor as situações que pareçam mais desafiantes. Este exercício vai também permitir que se conheçam os próprios limites e se inviabilizem os pensamentos negativos que possam surgir de forma indesejada.


2. Aceitar retrocessos: um processo é sempre feito de altos e baixos. Às vezes não avançamos ao ritmo desejado, mas está tudo bem. Pequenos passos, por muito insignificantes que nos pareçam, são cruciais se forem dados no sentido certo.


3. Não forçar: não há necessidade de sentir culpa caso não se consiga ser menos tímido, nem razão para fingir ser extrovertido. É em vão viver fingindo-se ser o que não se é. As pessoas introvertidas não são menos que as outras. Geralmente, têm uma ótima capacidade de observação e reflexão.

Vemo-nos no próximo nível?








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page