top of page

4 dicas essenciais para o Verão

Como é costume, a chegada do Verão caracteriza-se pela subida substancial (e cada vez maior) das temperaturas em todo o território português. Assim sendo, são necessárias algumas adaptações no nosso dia a dia, surgindo também cuidados a redobrar. De entre eles, quatro são absolutamente (e de igual modo) essenciais e não devem ser negligenciados.


1. Manter a hidratação.

Se hidratação nos remete para a ideia generalizada de beber algo, aqui devemos ter alguma atenção. É fundamental dar prioridade à ingestão de água (1,5L-2L diários) em detrimento de bebidas açucaradas ou alcoólicas.


2. Contribuir para a prevenção de incêndios.

Como portugueses, infelizmente já sabemos de cor o flagelo que todos os anos assola o nosso terreno. Evitar práticas como acender fogueiras, atirar beatas e lixo para o chão e lançar foguetes - que potencializam o risco de incêndios - é crucial para os prevenir.


3. Usar proteção solar.

Sou apologista de que esta dica devia ser uma regra universal. Talvez porque vejo esta indicação ser subestimada diariamente, pese embora a sua extrema importância.

Não se trata de uma questão puramente estética, mas verdadeiramente de saúde. O sol pode causar danos irreversíveis a uma pele desprotegida (ou indevidamente protegida).

Aplicar e reaplicar proteção solar (pelo menos fator 30) não deve ser esquecido!


4. Adaptar a rotina quando possível.

O calor tem também um impacto na nossa motivação e produtividade. É impensável que alguém saia para correr numa tarde quente de Agosto - e está tudo bem! Conhecermos os nossos limites e reorganizarmos as nossas prioridades em função da temperatura também faz parte. Neste sentido, aconselho a guardar tudo o que é fisicamente mais exigente para as horas de menor calor. Durante o dia, é aconselhável que se procure manter a casa/local de trabalho fresco, abrindo as janelas pela manhã e/ou à noite.



Vemo-nos no próximo nível?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page