Como é costume, a chegada do Verão caracteriza-se pela subida substancial (e cada vez maior) das temperaturas em todo o território português. Assim sendo, são necessárias algumas adaptações no nosso dia a dia, surgindo também cuidados a redobrar. De entre eles, quatro são absolutamente (e de igual modo) essenciais e não devem ser negligenciados.
1. Manter a hidratação.
Se hidratação nos remete para a ideia generalizada de beber algo, aqui devemos ter alguma atenção. É fundamental dar prioridade à ingestão de água (1,5L-2L diários) em detrimento de bebidas açucaradas ou alcoólicas.
2. Contribuir para a prevenção de incêndios.
Como portugueses, infelizmente já sabemos de cor o flagelo que todos os anos assola o nosso terreno. Evitar práticas como acender fogueiras, atirar beatas e lixo para o chão e lançar foguetes - que potencializam o risco de incêndios - é crucial para os prevenir.
3. Usar proteção solar.
Sou apologista de que esta dica devia ser uma regra universal. Talvez porque vejo esta indicação ser subestimada diariamente, pese embora a sua extrema importância.
Não se trata de uma questão puramente estética, mas verdadeiramente de saúde. O sol pode causar danos irreversíveis a uma pele desprotegida (ou indevidamente protegida).
Aplicar e reaplicar proteção solar (pelo menos fator 30) não deve ser esquecido!
4. Adaptar a rotina quando possível.
O calor tem também um impacto na nossa motivação e produtividade. É impensável que alguém saia para correr numa tarde quente de Agosto - e está tudo bem! Conhecermos os nossos limites e reorganizarmos as nossas prioridades em função da temperatura também faz parte. Neste sentido, aconselho a guardar tudo o que é fisicamente mais exigente para as horas de menor calor. Durante o dia, é aconselhável que se procure manter a casa/local de trabalho fresco, abrindo as janelas pela manhã e/ou à noite.
Vemo-nos no próximo nível?
Comentários