top of page

Desmistificar o Propósito

Os mitos, as crenças e a investigação científica sobre o que significa viver com propósito


A Associação Solo Adventures, na sua missão, pretende ajudar as pessoas a encontrar o seu propósito individual e coletivo, através de projetos e iniciativas que promovem o desenvolvimento humano, saúde mental e o bem-estar emocional.


→ Mas porquê focar a nossa missão no sentido de propósito?


→ Será que este conceito tão abstrato, que se tornou um pouco banalizado nos últimos tempos, é assim tão importante?


→ E o que significa afinal, na prática, ter um propósito?





Afinal, o que é o propósito?


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o propósito é algo que o indivíduo encontra no seu interior, na sua essência, não pode ser encontrado no exterior.


Para (re)encontrar o seu propósito, o indivíduo deve cultivar o autoconhecimento e procurar perceber o que o move, o que faz com que se levante todas as manhãs, sabendo que esse motivo é intrínseco.


É importante também desmistificar que o propósito não é estático, pode alterar-se consoante a situação e ao longo dos anos.



A investigação sobre o sentido da vida


Viktor Frankl, autor do livro “O Homem em busca de um sentido”, escrito em 1946, terá estado na origem da investigação sobre o sentido da vida.


Filósofo, psiquiatra e neurologista austríaco, Viktor Frankl foi prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz durante cerca de 3 anos, onde perdeu a sua mulher, pais e irmão.


Foi esta experiência que esteve na origem das ideias terapêuticas de Frankl e no desenvolvimento de uma escola de psicoterapia, a logoterapia.


A logoterapia incentiva o indivíduo a descobrir, conscientemente, motivos para viver, centrando-se no sentido e propósito da vida e no modo em como estas construções mentais contribuem para o seu bem-estar.


Quando o sentido da vida está ausente ou distorcido, verifica-se um vazio existencial, geralmente associado a altos níveis de stress psicológico.


Este vazio existencial está muito presente na sociedade atual, daí que muitas pessoas estejam à procura do seu propósito.


Fazemos aquilo que temos de fazer, aquilo que os outros fazem ou que os outros nos dizem para fazer, em vez de fazermos aquilo que queremos e desejamos.


Este desalinhamento interno leva à frustração e à procura de soluções instantâneas e imediatas, desprovidas de sentido, para preencher esse vazio.



Os benefícios mensuráveis de viver com propósito


Em 2006 foi desenvolvido o The Meaning in Life Questionnaire, ou Questionário do Sentido da Vida, cuja versão portuguesa foi validada em 2017 através de um trabalho académico realizado na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.


Na revisão de literatura deste trabalho, existe vária evidência científica acerca das associações entre o sentido da vida e indicadores de bem-estar, revelando claramente o impacto positivo de viver uma vida sabendo qual é o seu sentido, assim como as consequências negativas de viver com um menor sentido de vida, ou até mesmo com a sua ausência.



Como encontrar o nosso propósito


Reforçando o que foi dito anteriormente, encontrar o nosso propósito significa (re)descobrir a nossa essência.


É um processo interno, pessoal e que implica acima de tudo autoconhecimento.


Encontrar um sentido de vida para preencher o vazio existencial pode ser um processo difícil e demorado, pelo que, pode ser necessário ajuda profissional para ir fundo nesta jornada de (re)descoberta, seja com um psicólogo, psicoterapeuta, coach ou mentor.


Também na comunidade de Sonhadores Praticantes da Solo Adventures encontras um grupo de pessoas e de iniciativas que te podem ajudar a (re)descobrir o teu propósito!



Para saberes como desconstruir as crenças limitadoras e os mitos que rodeiam este conceito, e conheceres a forma como o propósito é vivido em outras culturas, sugerimos que leias o artigo completo fazendo download da nova edição da Solo Adventures Explica aqui.




 


Queres saber mais sobre Propósito? Participa no nosso próximo encontro de empatia:


🔔INSCRIÇÕES ABERTAS🔔

ENCONTROS DE EMPATIA

🧠 Desmistificar o propósito🧠

📅 18 OUTUBRO⌚ 19H-20H30 | ONLINE


O que se vai conversar?

  • O que é isto de ter um propósito?

  • Quais os maiores desafios associados à busca por um propósito?

  • A evolução do propósito ao longo da vida.


Convidado: João Delicado - Terapeuta, 'Life Coach' e autor


🎫Inscrições obrigatórias e gratuitas aqui.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page