top of page

Para melhor desfrutar das férias


Já lá vai o tempo em que as férias de verão tinham mesmo 104 dias (para quem possa não ter percebido a referência, deixo aqui uma ajudinha) – mas a verdade é que o grande problema pode continuar a ser o mesmo:

Como aproveitá-las?

As dicas que vos apresento não serão tão entusiasmantes quanto andar no espaço, lutar com uma múmia ou escalar a Torre Eiffel, mas certamente serão mais realistas.


Começando precisamente pela realidade, a ideia basilar é ter sempre em consideração o nosso contexto pessoal. Sonhar não é prejudicial, mas pode ferir as nossas expetativas e dificultar o proveito que tiramos do tempo que devia ser para descansar, sem preocupações. Juntando o útil ao agradável, tenta passar menos tempo nas redes sociais e evita comparar as tuas férias com as dos teus conhecidos e influencers. Aproveita ao máximo o teu tempo, da melhor forma que conseguires e como te fizer mais sentido.


A ideia de “aproveitar” pode ganhar várias expressões, conforme a interpretação de cada um; seja ir à praia, visitar outros países, acampar, ficar num hotel com tudo incluído, etc.

Não desvalorizes o teu tipo de férias somente por ser diferente ou estar fora do padrão.

Estar de férias é não olhar a regras, horários e responsabilidades. Tenta desligar-te das preocupações que a tua rotina te insiste em colocar nas mãos nos restantes dias do ano. Não tens de cumprir horários, arranjar-te e até… ser produtivo. A exigência de produtividade parece ser algo que nos persegue e pode mesmo ser difícil de silenciar, mas a verdade é que nas férias devemos procurar ter somente as responsabilidades indispensáveis. E lembra-te: visitar 3 museus é tão aceitável quanto ficar no sofá da sala e ver 3 filmes.


Mas independentemente do estilo de férias que cada um adote, aconselho a que se reserve um pouco de cada dia para contactar amigos e família. Algo que o dia a dia parece tirar-nos é o tempo (e a disponibilidade mental) para colocar a conversa em dia, até com aqueles que mais amamos. Caso não seja possível marcar um encontro com as tuas pessoas, tenta pelo menos fazer uma videochamada ou telefonema. Só não te esqueças: apesar de estares de férias, os outros podem não estar. Por isso, tenta contactá-los em horário pós-laboral, assim a probabilidade de seres correspondido é maior!


Por último, diria que o essencial é mesmo deixarmos que alguma leveza e despreocupação façam parte da equação. Aceita os imprevistos que surjam e não stresses demasiado por isso.

Por vezes, o que não planeamos é precisamente o que acaba por ser mais divertido.

Aproveita as tuas férias, à tua maneira!


Vemo-nos no próximo nível?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page