top of page

O que é a Síndrome do Impostor?

A Síndrome do Impostor é uma desordem psicológica que leva a um desfasamento entre aquilo que pensamos de nós próprios e a imagem real que os outros têm de nós. A pessoa com Síndrome do Impostor duvida constantemente das suas capacidades, desvaloriza o seu sucesso e sente-se numa posição de inferioridade em relação aos outros.


Os sintomas mais comuns desta síndrome são vários, tais como a autossabotagem, a intolerância às próprias falhas e a procrastinação. A recorrente comparação com os outros e a sensação de que nunca se é bom o suficiente são também habituais, assim como o medo da exposição a momentos de avaliação e a necessidade de se esforçar sempre mais, usando como desculpa o perfecionismo, que muitas vezes resulta em momentos de ansiedade e desgaste.


O primeiro passo para combater a Síndrome do Impostor é reconhecer o problema nas próprias ações, perceber a forma como ele afeta o dia-a-dia, e procurar aconselhamento de um psicólogo. É importante identificar diariamente uma série de fatores que influenciam, por exemplo, a sua vida profissional, sejam os próprios valores, os hábitos que o motivam ou desmotivam, quais as habilidades que realmente possui e quais aquelas que necessita atualizar. A presença de um mentor é também um fator positivo, sendo que possibilitaria a partilha de experiências e a troca de opiniões.


Todos temos defeitos e qualidades e ao longo das nossas vidas enfrentamos situações que nos fazem duvidar das nossas capacidades. É bom querermos dar sempre o melhor de nós, mas mais saudável ainda é admitir as nossas falhas, que qualquer um as tem, e saber que podemos aprender com elas, sempre respeitando as limitações que nos são inerentes.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page