top of page

Voluntariado: uma escola de cidadania

Os voluntários sempre estiveram presentes na nossa sociedade, e todo o seu trabalho ajuda a colmatar as insuficiências da mesma.


O voluntariado é uma prática que vai além do simples ato de oferecer tempo e esforço. É uma verdadeira manifestação genuína de solidariedade e empatia, capaz de transformar a vida das pessoas.


Quando essa ação altruísta é abraçada e fortalecida através da confiança, solidariedade, cooperação e bem-estar das pessoas, está-se perante uma ampliação notável de benefícios.



Voluntariado - um processo histórico


O voluntariado é uma atividade que surgiu na Idade Média, intimamente associada a factos sociais ou religiosos. Na Europa, os primeiros voluntários que se registam são de grupos de bombeiros voluntários e em 1244, na Itália, onde foi criada a primeira Misericórdia.


Em Portugal, a história do voluntariado tem mais de 600 anos sob forma do Grupo de Bombeiros. Em 1498, a mando da Rainha D. Leonor, foi criada em Lisboa a primeira Misericórdia com o intuito de ajudar os pobres, presos, doentes e todos os necessitados dando abrigo, roupas, alimentos e medicamentos.


Porém, é com a revolução de 25 de abril de 1974, que há um enorme crescimento destas organizações. Verifica-se uma maior participação cívica dos cidadãos e uma dinamização das diversas áreas sociais nos campos solidários e humanitários.


É reconhecida a importância desta ação e dos seus voluntários que através das suas capacidades sustentam a construção de um mundo mais solidário, democrático e igualitário. Esta importância é evidenciada, por exemplo, no Dia Internacional do Voluntariado celebrado a 5 de dezembro.


voluntários a encher sacos de pláticos com alimentos

Benefícios e motivações do voluntariado


O trabalho voluntário é inerente à construção da cidadania e nele deve-se participar de forma ativa, livre e organizada.


É uma poderosa escola de cidadania.

Na verdade, o voluntariado é a primeira linha de defesa quando o mundo se encontra fragmentado.


O principal motivo do voluntariado é a vontade de ajudar os outros, o querer ser útil para os outros e comunidade. A par deste motivo, ainda há o altruísmo, o sentimento de pertença, a aprendizagem e desenvolvimento, o ego e o reconhecimento social. Cada motivação varia mediante os objetivos de cada pessoa.


A mobilização por uma causa social e comunitária fortalece os laços entre as pessoas, baseados na confiança e solidariedade. São estes laços que ajudam na construção de uma sociedade mais unida, em contextos de crise. Por isso, é crucial contribuir para um mundo forte, justo, inclusivo, saudável e unido.


grupo de pessoas com mãos unidas

Doar o tempo, a energia e a generosidade faz de nós humanos. E são estes pequenos gestos que ajudam a melhorar a vida de alguém que precisa.


O trabalho voluntário mostra o melhor de cada pessoa, traduzindo-se na união em prol do bem-estar da comunidade; aumenta a confiança e autoestima; melhora a saúde; permite a aprendizagem e transmite o sentimento de propósito. 


Como estimular o envolvimento da comunidade?


O voluntariado não existe sem as pessoas. Desta forma, nunca foi tão importante o seu envolvimento.


Mas como se pode estimular esse envolvimento?


Comunicação efetiva: é importante divulgar as oportunidades de voluntariado de forma clara e acessível, utilizando diferentes meios de comunicação que ajudem a chegar a mais pessoas.


Promover exemplos de sucesso: destacar histórias de sucesso e impacto positivo das ações voluntárias pode motivar outras pessoas a juntarem-se à causa.


Envolver líderes locais: líderes que têm um papel crucial na mobilização das pessoas para o voluntariado. Sejam eles representantes políticos ou até mesmo pessoas influentes da comunidade. O seu apoio pode inspirar outros a envolverem-se.

 

O envolvimento da comunidade no voluntariado é um pilar fundamental para o progresso coletivo. Cada pessoa sente-se como uma parte ativa e relevante para a construção de um mundo melhor.


Os resultados falam por si. São transformadores e duradouros.


Sabias que a equipa da Associação Solo Aventures é 100% a regime de voluntariado?


slogan da Solo Adventures

Gostavas de fazer voluntariado na Solo Adventures?

Conhece aqui a equipa e descobre como podes fazer parte.











Até ao próximo artigo!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page