top of page

Quando a vida dá lugar à ausência


A vida tem destas coisas e muito bem definidas. Não dizem que a única coisa certa que trazemos na vida é que um dia dará lugar à morte? Temos de perder o receio de falar destes temas. O que arde cura, mas sei que por vezes o que dói pode não passar. Guardemos o que de bom nos deixaram.

Este tema é muito pessoal para mim e mais ainda para aqueles que o viveram de perto. 2018 é o ano do número 7, um por cada que passou depois do último dia das nossas vidas enquanto as conhecíamos: jovens a exercer o direito a sê-lo.

Em Setembro de 2011 ou pouco depois disso escrevi o texto que partilho contigo. A relevância para sempre se manterá, porque a outra face da moeda da vida ainda não é o lado eterno.

No final de Agosto fiz uma festa de despedida, que deveria ser (e foi também) a minha para ir viver uns tempos para a Turquia, mas foi mais do que isso. Mal nós sabíamos que naquela noite quente de temperatura, abraços, palavras de amizade eterna estaríamos nós a dizer tudo o que precisava de ser dito uns aos outros? Há despedidas que não se medem, mas que só depois se entendem.

A perda: é o pior dos sentimentos e a pior das ações porque envolve a ausência permanente de algo que se tinha (ou que se achava ter).

A perda: torna-se num vazio e ninguém gosta de o sentir na sua vida.

A perda: faz-nos pensar e relembra-nos da efemeridade e da mesquinhez que são as nossas vidas.

A perda física ou psicológica dói. Corrói por dentro. Deixa a descoberto as nossas vulnerabilidades e os nossos temores.

A solução para a perda não é alcançável, pois ninguém é substituível.

(Con)Viver com a perda é um desafio, mas não uma impossibilidade.

Perder alguém é algo para o qual não fomos preparados para enfrentar. Mas quando essa perda acontece, o melhor a fazer é não esquecer. Tornemos essa perda em saudade, porque a saudade valoriza o que se perde, enquanto a perda, essa não tem retorno.

(Em memória de dois grandes amigos)

Boas Aventuras,

Solo Adventurer Joana

Partilha este artigo

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page