top of page

A arte de descomplicar

(des- complicar)

verbo transitivo

Tornar menos complicado; desfazer ou diminuir uma complicação.

"descomplicar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


O ser humano, na generalidade, complica ou dificulta determinadas situações que vão surgindo no seu dia-a-dia. Muitas vezes parecem difíceis, mas, aprofundadas, são fáceis de resolver. Nesse sentido, não há necessidade de complicar, seja nas coisas, nos dias ou com as pessoas.


Em primeiro lugar é importante acreditar, isto é, ter fé, que “o caminho se faz caminhando”. Ás vezes, é preciso voltar atrás para, posteriormente, se conseguir avançar. Além disso, é essencial confiar nas nossas escolhas, ou seja, seguir o instinto e o trilho que achamos que faz sentido seguir.


Em segundo lugar, descomplicar também é dar valor a nós mesmos e, claro, aos outros. É ter a capacidade de ver não só os defeitos, como também as qualidades de cada um.

Do mesmo modo, descomplicar é atravessar a linha do medo e arriscar. É fazer diferente. É pensar que coisas boas acontecem e que há sempre bons motivos que nos fazem avançar. Um sorriso. Uma brincadeira. Um abraço. Uma palavra amiga. São alguns exemplos.


Além disso, descomplicar também é agradecer e perceber que a vida muda todos os dias. Que não há problema nenhum nisso. As mudanças fazem parte da vida. É fundamental mudar quando não estamos bem. Quando não estamos felizes. Quando o ponto final decide aparecer e as reticências fazem mais sentido. Quando as más energias teimam em não desaparecer.

Pode demorar a chegar, mas aquilo que é nosso, a nós chegará. Por isso, descompliquem e sejam felizes!





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page