top of page

Qual a importância da Saúde Mental?

O tema da Saúde Mental é nos muito próximo porque está interligado com a missão da Solo Adventures. No passado já fizemos:



Hoje convidamos-te a ler este artigo que celebra o Dia Mundial da Saúde Mental e onde explicamos qual a sua importância na TUA vida.



O que é a Saúde Mental?


A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como "o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere" (Organização Mundial de Saúde, 2002).


Trata-se "não só como a ausência de doença, mas como uma situação de bem-estar físico, mental e social. Como todos somos seres distintos, com especificidades próprias, este sentimento de bem-estar nos vários domínios é necessariamente diferente, contemplando componentes individuais e subjetivas. Deste modo, o conceito de saúde não é igual para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos económicos, sociais, culturais e políticos onde se encontra inserido" (Fonte: Portal da Saúde Mental).


Qual a importância da Saúde Mental?


Nos últimos anos, e potenciado pela pandemia, tem havido um reconhecimento crescente do importante papel que a saúde mental desempenha no vida das pessoas e da sociedade. Este reconhecimento foi inclusivamente introduzido nas metas de desenvolvimento global, conforme ilustrado pela inclusão da saúde mental nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.



Sabias que? Todos os projetos da Solo Adventures têm em mente o contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em particular para este 3 de Saúde de Qualidade que objetiva: "até 2030, reduzir num terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar"– Fonte: ods.pt



De acordo com a OMS a depressão é uma das principais causas de incapacidade.. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pessoas com graves problemas de saúde mental morrem prematuramente - até duas décadas antes - devido a problemas físicos evitáveis.


Apesar do progresso em alguns países, as pessoas com problemas de saúde mental frequentemente sofrem graves violações dos direitos humanos, discriminação e estigma.


Em 2019, a OMS lançou uma iniciativa especial para a Saúde Mental (2019-2023) que contempla cobertura universal para a saúde mental de modo a garantir o acesso a cuidados de qualidade e acessíveis condições de saúde mental em 12 países prioritários para mais 100 milhões de pessoas.


Em Portugal em 2008 foi decretada a Lei n.º 36/98 de 24 de Julho que consagra as bases da política e organização nacional da Saúde Mental para Portugal e poucos anos posteriormente foi confirmada no Programa Nacional para a Saúde Mental.


Este programa tem como missão:

  • Assegurar o acesso equitativo a cuidados de qualidade a todas as pessoas com problemas de saúde mental do País, incluindo as que pertencem a grupos especialmente vulneráveis;

  • Promover e proteger os direitos humanos das pessoas com problemas de saúde mental;

  • Reduzir o impacto das perturbações mentais e contribuir para a promoção da saúde mental das populações;

  • Promover a descentralização dos serviços de saúde mental, de modo a permitir a prestação de cuidados mais próximos das pessoas e a facilitar uma maior participação das comunidades, dos utentes e das suas famílias;

  • Promover a integração dos cuidados de saúde mental no sistema geral de saúde, tanto a nível dos cuidados primários, como dos hospitais gerais e dos cuidados continuados, de modo a facilitar o acesso e a diminuir a institucionalização.

Como cuidar da Saúde Mental?


Deixámos algumas dicas de como manter a saúde mental para ti (aqui) num outro artigo que publicámos sobre esta temática


Relembramos todos os outros conteúdos e ferramentas que te podem ajudar e são totalmente grátis:



 

Conheces alguém que precise imediatamente de ajuda?

APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - 707 200 077

Conversa Amiga – 808 237 327 (chamada local)

Apoio, orientação e formação. Todos os dias das 15h às 22h

SOS Estudante – 96 955 45 45 ou 808 200 204 (das 20h à 1h, chamada local) Apoio emocional e prevenção do suicídio Telefone da amizade – 228 323 535 Apoio em situações de crise pessoal e suicídio das 16h às 23h


S.O.S. Adolescente - 800 202 484


Linha SOS Palavra Amiga - 232 42 42 82 Todos os dias, das 21 à 01 horas;


Centro SOS-Voz Amiga: ajuda na solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio Telef.: 21 354 45 45 - Diariamente das 16 às 24h Telef.: 91 280 26 69 - Diariamente das 16 às 24h Telef.: 96 352 46 60 - Diariamente das 16 às 24h website: www.sosvozamiga.org


Linha Telefone amigo - 239 72 10 10 Todos os dias, das 17 à 01 hora Linha Telefone Amizade - 800 205 535 De segunda a quinta, das 16 à 01 hora Sexta e Sábado, das 19 às 21 horas



bottom of page