top of page

Colaboração Luso-Santomense Rumo à Equidade de Género e Empoderamento Feminino

Atualizado: 13 de fev.

ODS 10 redução da desigualdade - Solo Adventures & Sebê Nón


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Organização das Nações Unidas (ONU), visa reduzir as desigualdades e enfatiza a importância de promover inclusão social, econômica e política para garantir que nenhuma pessoa seja deixada para trás. Este ODS emerge como uma peça essencial na construção de um mundo mais equitativo e inclusivo.


A Associação Solo Adventures com sede em Portugal, em parceria com o projeto Sebê Nón com sede em São Tomé, juntaram esforços desde 2022 para desempenharem um papel significativo na concretização desse objetivo em São Tomé e Príncipe através do "Programa Sonhadores Praticantes - mentoria e desenvolvimento humano". Este projeto visa especificamente atender meninas e mulheres santomenses em meio rural, para ajudar a ultrapassar as disparidades sociais e econômicas que muitas vezes as limitam em oportunidades e recursos  impedindo-as de alcançar o seu pleno potencial.



O Programa oferecido pela Solo Adventures adapta-se às necessidades específicas das meninas e mulheres da Roça Agostinho Neto, comunidade na qual o Sebê Nón trabalha desde janeiro 2020.


Espreitar aqui alguns momentos da segunda edição do Programa em 2023:


Este público feminino, muitas vezes sobrecarregado com diversas responsabilidades familiares e comunitárias, têm a oportunidade de fazer uma pausa nas suas rotinas diárias para participar em sessões de capacitação pontuais presenciais em grupo, conduzidas por uma metodologia baseada na educação não formal e em sessões online de mentoria individual para desenvolverem os seus projetos de vida. 



Ao longo de 7 meses as mentoradas da Roça Agostinho Neto em São Tomé estão mensalmente conectadas com mentoras em Portugal através de sessões remotas e comunicação assíncrona. Essa abordagem à distância não apenas ajuda as meninas e mulheres a se conhecerem melhor e a se sentirem mais confiantes, mas também as ajuda a estabelecer metas de vida concretas que as ajudarão a ter sucesso na melhoria das suas condições de vida. 


As sessões de mentoria individuais não apenas capacitam individualmente as participantes, mas também contribuem para a construção de uma comunidade mais resiliente e igualitária, representando um passo tangível em direção à consecução do Objetivo 10 e, consequentemente, dos ODS como um todo.


O Programa promove um espaço seguro e livre de julgamento para que possam explorar aspectos cruciais nas suas vidas, como a sua identidade, valores, a coragem da sua vulnerabilidade, o(s) seu(s) propósito(s) e sonhos.


Ao oferecer esta oportunidade de desenvolvimento pessoal, a Associação Solo Adventures e o Sebê Nón contribuem diretamente para a redução das desigualdades a vários níveis dentro de São Tomé e Príncipe - de género, assimetrias entre meios rurais e urbanos, capacitando as meninas e mulheres santomenses a superarem barreiras e alcançarem os seus objetivos para uma melhoria da sua qualidade de vida. 


O "Programa Sonhadores Praticantes" não apenas promove a igualdade de género, mas também fortalece a comunidade, pois essas meninas e mulheres, ao se sentirem empoderadas e ao desenvolverem os seus projetos de vida com recurso a uma rede colaborativa, tornam-se agentes de mudança nos seus contextos locais, impulsionando um ciclo positivo de desenvolvimento sustentável.


A Solo Adventures e a Sebê Nón, geridas por mulheres e com equipas de voluntariado maioritariamente femininas, trabalham juntas para atender às necessidades das meninas e mulheres e promover o empoderamento e a emancipação. Este trabalho de equipa mostra como as ações locais podem reduzir as desigualdades em todo o mundo, rumo à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


2023



2022



 

Saber mais sobre este projeto aqui e aqui.


Gostavas de fazer parte da equipa de voluntariado Solo Adventures? Espreita aqui.

コメント


bottom of page