top of page

Whitenoise, o ruído branco que ajuda os processos cognitivos

Os sons altos, acima de 80 decibéis –o equivalente ao ruído de uma mota ou de um despertador alto (compara aqui o nível)–, além de prejudicar a audição, se for contínuo, pode causar stress e prejudicar a aprendizagem. Estar num estado de constante contacto com barulho intenso pode afetar o desempenho das funções cognitivas e executivas, como são o planeamento e a tomada de decisão.


Então qual a solução? Existem várias, mas hoje vamos focar no White Noise / ruído branco.






O que é o Whitenoise / Ruído branco?


"O ruído branco é, literalmente, uma parede de energia sonora", diz Seth Horowitz, neurocientista especializado em audição.

É um tipo de barulho que possibilita o limiar auditivo atingir o seu nível máximo, dessa forma na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono ou numa situação em que precisas de maior foco.


Mas será que há contraindicações? "Não, a menos que o volume (do ruído branco) seja tão alto que possa afetar a audição", partilha Nitun Verma, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM).


Mais informações sobre o tema neste estudo aqui.



Qual a utilidade e benefícios do Ruído branco?


  • Disfarce - é ideal para disfarçar ou abafar sons incómodos vindos do ambiente onde te encontras (e.g. tráfego, obras, etc);

  • Foco - precisas de trabalhar / estudar sem distrações? Ter o ruído branco como estimulação de fundo melhora o funcionamento cognitivo do ser humano, experimenta!

  • Relaxamento / Sono - Na internet encontramos vários artigos sobre a eficácia do ruído branco para dormir melhor, contudo não há investigação científica proeminente para comprovar este benefício como um facto. Se sofres de perturbação do sono e/ou dificuldade em relaxar podes recorrer a vários truques mas o mais importante é adotares uma rotina ou padrão de relaxamento/ sono estável em termos de horários e duração. Mas atenção: de acordo com o médico Nitun Verma, da Academia Americana de Medicina do Sono, nem todos os distúrbios desta índole podem ser tratados com ruído branco (e.g. apneia - quando a pessoa para de respirar durante o sono).

  • Diminuir a ansiedade e o stress

  • Meditação - cria o ambiente propício ao relaxamento profundo, dando espaço enquanto facilitador para uma meditação plena


Ouve a Playlist de Whitenoise da Solo Adventures no Spotify aqui.





Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page