top of page

Benefícios do Mar na Saúde Mental

Para além das inúmeras vantagens a nível respiratório, muscular, circulatório e ósseo, o mar pode representar um papel fundamental no combate ao stress, ansiedade e até depressão. Estando dispostos a nele mergulhar ou somente ficar a observar, as vantagens são vastas.


Desde logo, basta que avistemos o mar para que hajam repercussões no córtex pré-frontal do cérebro e nas nossas emoções, o que faz com que o stress e a tensão diminuam.

Também através da influência cerebral, o mar estimula a produção de serotonina, que se trata de um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Desta forma, o sistema nervoso é influenciado pela atividade da serotonina, que atua bloqueando o stress.

Além disso, por ser rica em magnésio, a água salgada alivia os sintomas depressivos, reduzindo a ansiedade, por ter um efeito calmante e revigorante.


Um mergulho ou uma simples ida à praia podem significar uma importante ajuda no que diz respeito à saúde mental. Com a chegada do calor e dos dias com mais horas de sol, fica a dica!


Vemo-nos no próximo nível?




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page