top of page

Resultados do "Estudo sobre os níveis de Felicidade e Bem-Estar em Portugal - 2022"

Atualizado: 27 de abr. de 2022


Hoje, dia 7 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde «a “saúde” não se refere apenas ao bem-estar físico de um paciente. A definição deste termo implica um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou doenças.»


A investigação tem demonstrado que pessoas mais felizes são mais saudáveis e têm mais longevidade do que pessoas que vivem menos felizes.


Demonstra ainda como a prática regular de algumas atividades que aumentam os níveis de bem-estar, tem impacto direto nos sistemas imunitários dos indivíduos e indireto em outras dimensões da vida, como a profissional e a relacional.


Esta relação direta entre a felicidade, o bem-estar e a saúde dá-nos o mote para apresentar, neste dia, os resultados do “Estudo sobre os níveis de Felicidade e Bem-Estar em Portugal - 2022”.


A Associação Solo Adventures realizou, entre janeiro e março de 2022, um questionário online para conhecer os níveis de felicidade e bem-estar percecionados por pessoas residentes em Portugal, com 18 anos ou mais.


Este estudo, além de nos permitir analisar os níveis de felicidade e bem-estar dos portugueses, tem também como objetivo recolher informação relevante sobre os temas trabalhados na Associação, de forma a podermos desenvolver iniciativas com maior impacto social.


Autoconhecimento, autorrealização, propósito e ligações interpessoais foram alguns dos conceitos analisados em detalhe, identificando a importância que têm para os participantes do estudo e como estes percecionam a sua presença nas suas vidas.


O estudo divide-se em dois grandes capítulos:

  • No primeiro utilizamos uma metodologia desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia para determinar os níveis de bem-estar de acordo com o modelo PERMA, que faz parte da Teoria do Bem-Estar, criada pelo fundador da psicologia positiva, Martin Seligman;

  • No segundo capítulo dedicamos a análise à importância que o desenvolvimento humano assume na vida dos inquiridos, procurando perceber onde residem os seus maiores desafios e obtendo assim informação relevante para desenvolver a nossa missão.

Alguns dos resultados surpreenderam-nos, por isso, partilhamos também as conclusões de outros estudos realizados a nível nacional e internacional, que nos permitiram cruzar informação relevante.


Esperamos que este estudo seja muito útil, contribuindo para um maior conhecimento sobre estas temáticas e para a consciencialização da sua importância, não só a um nível individual, mas também coletivo.


Faz já o download gratuito para receberes o relatório do "Estudo sobre os níveis de Felicidade e Bem-Estar em Portugal - 2022" e descobre como é percecionada a felicidade e o bem-estar em Portugal.


Downloads gratuitos:




コメント


bottom of page