top of page

Idadismo e Envelhecimento

Na Associação Solo Adventures incentivamos o aumento da qualidade de vida e a longevidade das pessoas, reforçando o poder do potencial humano e da colaboração como fatores-chave de evolução do mundo.


A tendência de crescimento da população idosa na sociedade portuguesa é inegável.


De acordo com dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística referentes ao triénio 2019-2021, o valor estimado da esperança de vida aos 65 anos, é de 84,35 anos.


E o valor não pára de aumentar.


As medidas e políticas públicas para analisar o ciclo de vida da população portuguesa, e para promover um envelhecimento ativo e saudável, são cada vez mais e fazem parte de uma estratégia global que envolve os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde num plano de ação concertado para a Década do Envelhecimento Saudável: 2021 – 2031.


O envolvimento das entidades governativas é fundamental para possibilitar a construção de uma velhice positiva e saudável. No entanto, também os indivíduos precisam de alterar os seus pensamentos e comportamentos em relação ao envelhecimento para que a fase final das suas vidas seja aceite com maior leveza e tranquilidade.


Para tal, procuramos, com esta edição da Solo Adventures Explica, criar consciência acerca do idadismo e da sua influência na forma como encaramos a velhice.


O idadismo consiste em pensamentos, sentimentos e ações discriminatórias com base na idade.


Em Portugal está comprovado que as manifestações idadistas afetam sobretudo a população mais velha e que esta nova forma de discriminação social está mais presente do que outras atitudes discriminatórias como o sexo ou a etnia.


O "Relatório mundial sobre o idadismo", publicado em março de 2021 pela Organização Mundial da Saúde, além de alertar para a escala e o impacto do idadismo na saúde, bem-estar e nos direitos humanos, entrega estratégias e um plano de ação para combater o racismo etário.


Nesta nova edição da Solo Adventures Explica falamos sobre o idadismo em Portugal, os desafios do envelhecimento e apresentamos a evidência científica que mostra os fatores que contribuem para um envelhecimento bem-sucedido.


Podes ler sobre tudo isto fazendo o download gratuito da publicação aqui.




E se este é um tema que te interessa e queres ser mais ativo na construção de uma velhice positiva e saudável, quer seja a tua ou a dos que te rodeiam, deixamos-te o convite para participares no Workshop online: Idadismo e Aceitação que vai realizar-se no próximo dia 7 de maio.


Junta-te a nós e vem descobrir se tens preconceitos em relação a envelhecer e como podes ser mais inclusivo em relação a este tema.



Oferta exclusiva adicional: quem fizer download da publicação recebe um desconto de 50% para fazer a sua inscrição no Workshop Online sobre "Idadismo e Aceitação" de dia 7 de maio (válido até 3 de maio 2022).









0 comentário

Comentários


bottom of page