top of page

Omotenashi: Do marketing a vida pessoal!

OMOTENASHI: Receber alguém bem, cortesia, hospitalidade ou na minha interpretação: empatia transformada em ação. Mas e quando nos esquecemos de sermos corteses connosco?


É essa a minha conversa de hoje: cuidar de mim e ser para mim, o que tenho sido para os outros.


Omotenashi, como devem bem imaginar, é uma palavra de origem asiática mais precisamente japonesa e traduz com muita assertividade um dos pilares da cultura daquele povo: o respeito pela coletividade e pelo outro.


Omote = frente e Nashi = sem. Sem segundas intenções.


Sem dúvidas, vivemos momentos difíceis a nível global. Não apenas um país, ou alguns… Todos nós ainda enfrentamos uma pandemia mundial que afeta todas as classes econômicas, povos e áreas das nossas vidas. É inacreditável como algo tão invisível e minúsculo mudou o rumo da história de muitas pessoas e de muitas nações.


Ser altruísta é encantador e é um desafio, em um mundo de egoísmo e buscas incansáveis por status, dinheiro, poder e bens materiais, quem cuida genuinamente do outro é um diamante raro.


A filosofia Omotenashi nos ensina a cuidar do próximo, a ser acolhedor até mesmo no marketing. Poderia passar uma tarde toda falando sobre como aplicar esta filosofia nas ciências sociais e humanas. Até mesmo na gastronomia é possível aplicar esta filosofia.


Inclusive, essa foi a palavra mote das olimpíadas de Tokyo - 2020 ( ou o que foi possível viver dela dentro do atual contexto).


Depois de muito ler e refletir sobre este modo de viver e agir, percebi que ser Omotenashi comigo mesma era algo em falta.


Efetivamente o altruísmo é necessário, mas quando abrimos mão de nós mesmos pelos outros e falta algo em nós? Será que é egoísmo pensar mais em mim?


Imaginem a dicotomia que existe dentro desse peitol: Uma profissional de marketing que vive em busca das melhores práticas para alcançar um ciclo perfeito de CSC - Ciclo da Satisfação do Cliente a pensar qual é o melhor ciclo para eu me sentir satisfeita com as minhas escolhas e decisões.


Nas vendas e no marketing temos três elementos base para seguir o Omotenashi:


1 - Antecipar as necessidades

2 - Demonstrar gratidão

3 - Ter atenção aos detalhes


Um cliente satisfeito e fiel a uma marca tem grandes tendências a fazer um check mental com esses tópicos: Se conseguimos oferecer aquilo que ele estava efetivamente querendo, diminuindo o gasto de energia na procura, se demonstramos através de um programa de fidelização por exemplo a gratidão como empresa ( e há muito o que se diga sobre esse tema) e ter atenção aos detalhes - uma embalagem bonita, um pós-venda bem pensado e uma forma de fidelizar o cliente.


E o alinhamento para que esse processo aconteça está diretamente relacionado à missão e a visão de uma empresa. Através delas, os colaboradores adotam uma postura de crescimento pessoal e profissional e assim, oferecem serviços de qualidade e produtos bem feitos.


Parece simples, mas não é! Requer equilíbrio, esforço e reconhecimento.


Na cultura japonesa, reconhecer os erros também é importantíssimo, o chamado comportamento “Hansei”: Ser humilde para reconhecer os erros e corrigi-los.


Ok, Sabrina e aí? E aí, percebi que eu não estava fazendo esforço algum para cuidar de mim e do “cliente” que habita aqui dentro.


Eu sou o cliente que deseja conhecer vários países e via

Omotenashi - Solo Adventure - Crónica Sabrina Coelho

jar, que anseia por um spa num final de semana, que deseja um colchão macio e uma almofada de penas de ganso, que deseja jantar num restaurante It da cidade e que precisa desligar um pouco, assistir Netflix e não pensar em nada. Conseguiram entender?


A rotina e as exigências do mundo moderno nos fazem acelerar e dar o melhor de nós aos outros: aos nossos compromissos inadiáveis, aos nossos amigos de infância, ao nosso trabalho e às vezes até mesmo aos nossos filhos, namorados e maridos.


Nada de errado nisso, pelo contrário, sou a primeira pessoa a levantar a bandeira da dedicação em todos os aspectos da vida, mas tem hora, caros amigos, que você precisa se dedicar a você! Você é o pilar principal da sua estrutura.


Omotenashi para mim, significa ser gentil comigo e com as minhas falhas sem criar grandes expectativas. Me perdoar, ter atenção aos detalhes da minha vida e aos meus desejos.


Ser grata pelas minhas conquistas e ser humilde para reconhecer as minhas falhas.


Omotenashi para mim é não me culpar do que deu errado mas ser gentil com as minhas tentativas. É entender que as minhas vontades e sonhos fazem parte de mim e de quem eu sou, não preciso me culpar por ser diferente!


Omotenashi é ouvir o meu instinto e prever que algo efetivamente não é para mim e pode não dar certo. O famoso sexto sentido!


O que eu desejo, é que tratemo-nos tão bem quanto tratamos os nossos clientes!

Cuide-se.








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page